Luan Paz
Há muito tempo elas fazem parte da culinária humana, passaram um tempo sem tanto destaque e agora estão voltando com tudo para as cozinhas, seja na decoração de bolos, no preparo de drinques e nas saladas. E se você quiser saber mais sobre as flores comestíveis eu vou te dar dicas de espécies para você usar sem medo de se arrepender e surpreender seus convidados, só não esqueça de marcar nosso Instagram nas fotos dos seus pratos.
LEIA TAMBÉM
Primeiro eu já te adianto que boa parte das flores são próprias para consumo humano, mas escolha as que você já tem conhecimento, escolha produtos orgânicos ou do seu jardim. Não esqueça de higienizar bem antes de usar e, no geral, elas devem ser inseridas próximo ao consumo, evitando assim que fiquem murchas e feias, mas agora vou te mostrar algumas espécies que, além de fáceis de cultivar são saborosas.
Dente-de-leão (Taraxacum officinale) com sabor doce, é muito usada em geleias, doces e sobremesas. Possui propriedades medicinais e é super fácil de cuidar, pois é resistente a períodos de seca e, em alguns locais é considerada uma planta daninha.
Amor-perfeito (Viola tricolor) talvez uma das mais conhecidas e procuradas, possui sabor suave e adocicado, sendo muito usada em saladas, bebidas e sucos. Outra planta muito fácil de cuidar e encontrar. Prefere locais bem iluminados, mas tolera meia sombra, o solo deve ser bem drenado e úmido, mas não encharcado.
Tagetes (Tagetes) com sabor amargo podendo ser utilizadas em saladas, sopas, molhos, bolos e pães. Tem origem mexicana, e também é chamada de cravo-de-defunto e substitui muito bem o açafrão. Preferem locais bem iluminados e com boa irrigação, quando plantadas com roseiras atuam na defesa contra formigas.
Capuchinha (Tropaeolum majus) tem um gosto apimentado e uma aparência selvagem. Combina perfeitamente com saladas e molhos, e pode ser utilizada até mesmo em um suco refrescante. Outra planta que também prefere ambientes ensolarados, mas consegue se desenvolver na meia sombra. Utilize solos bem drenados e úmidos, com regas regulares.
Lavanda (Lavandula) mais utilizada nos preparos de chás e bebidas, está mais associada a sobremesas ácidas, como cheesecakes. A planta precisa de muita luz solar para florescer adequadamente, então escolha um local com exposição total ao sol, porém em locais de clima mais quente é necessário que haja sombreamento para seu melhor desenvolvimento. Além disso, certifique-se de que o solo seja bem drenado, pois a lavanda não tolera solos encharcados e, por ser mais resistente à seca evite regar diariamente.
Fonte das imagens: Unsplash
LEIA MAIS
Você sabe o que é topiaria? Conheça quatro tipos raros de orquídeas Por que o caudex da rosa do deserto fica mole? E o que fazer quando isso acontece? Quais os melhores adubos para orquídeas?