Flamengo cai nos pênaltis contra Del Valle e deixa escapar 3º título no ano

Publicado em 01/03/2023, às 08h33
Foto: Futura Press/Folhapress -

Uol

O Flamengo de Vítor Pereira até conseguiu tirar o prejuízo de um gol de Quito ao vencer de maneira dramática o Del Valle por 1 a 0, mas foi derrotado nos pênaltis pelos equatorianos e ficou sem o título da Recopa Sul-Americana dentro de um Maracanã com mais de 70 mil torcedores.

LEIA TAMBÉM

Arrascaeta, no último lance do tempo regulamentar, deixou a equipe brasileira viva ao balançar as redes depois de quatro meses de jejum. Depois veio a prorrogação, sem gols para qualquer lado.

Nas penalidades, no entanto, os visitantes foram mais eficientes, fizeram 5 a 4, ficaram com a taça e calaram os mais de 70 mil torcedores - o uruguaio foi o único a desperdiçar sua cobrança.

O time brasileiro pressionou o Del Valle principalmente pelos lados no 1° tempo, mas parou na trave duas vezes e se enervou com as decisões do árbitro Andrés Matonte.

Na etapa final, os equatorianos mostraram força defensiva, seguraram o ritmo e neutralizaram as principais armas ofensivas do Flamengo... até os 30 últimos segundos, quando Arrascaeta superou Ramírez.

O novo tropeço põe uma pressão ainda maior sobre o trabalho de Vítor Pereira, que havia perdido outros dois torneios em sequência no início da temporada: a Supercopa do Brasil e o Mundial de Clubes.

O Flamengo volta a jogar no domingo e tem pela frente o clássico contra o Vasco - o duelo, que começa às 18h10 (de Brasília), é válido pelo Campeonato Carioca.

Gols e destaques

Homenagem para Zico antes do jogo - Assim que entraram em campo, jogadores das duas equipes se depararam com um grande mosaico nas arquibancadas do Maracanã. O homenageado foi o ídolo Zico, que completará 70 anos na sexta-feira (3).

Investidas do Flamengo pelas laterais - O começo do duelo foi de dificuldade para os mandantes, que tiveram pouquíssimo espaço pelo meio em meio à forte marcação equatoriana. As brechas pelos lados acabaram descobertas só depois dos 15 minutos e geraram perigo: Pedro até chegou a marcar ao aproveitar um desvio, mas estava impedido. Depois, Gabigol pediu um pênalti diante de um bate-rebate na área — a arbitragem, no entanto, não viu infração.

Trave barra Thiago Maia e Ayrton Lucas - Em novas jogadas pelas laterais, os brasileiros carimbaram a trave de Ramírez duas vezes em dois minutos. Primeiro, o volante aproveitou passe pelo alto de David Luiz e ficou no quase. Pouco depois, o lateral apareceu em cruzamento de Éverton Ribeiro e acertou o poste.

Cartões, nervosismo e juiz xingado - As bolas na trave deixaram o Flamengo mais tenso (e o Del Valle menos apressado). Éverton Ribeiro e Thiago Maia acertaram jogadores rivais e acabaram amarelados. Pouco depois, Vidal se envolveu em uma confusão com Carabajal e, ao lado do zagueiro algoz no jogo de ida, também levou cartão. Irritados com a lentidão equatoriana nas bolas paradas e com as decisões de Andrés Matonte, os torcedores passaram a xingar o árbitro uruguaio e viram o 1° tempo acabar sem gols.

Del Valle trunca ritmo, e tempo passa rápido - Os visitantes voltaram para a etapa final cada vez mais fechados e segurando a bola o máximo possível. Deu certo: as chances do Flamengo diminuíram, e a entrada do atacante Kevin Rodríguez deu mais munição aos contra-ataques equatorianos, cada vez mais frequentes ao longo do tempo.

Trocas e Vidal xingado - Na tentativa de reeditar as chances perigosas, VP optou por Cebolinha e Gerson no lugar dos volantes Vidal e Thiago Maia. Quando se direcionava ao banco de reservas, o chileno tentou inflamar a torcida apontando para o pulso e pediu para os rubro-negros cantarem. O problema é que um deles, que estava na chamada "Fla Mureta" — conhecida pela cornetagem — xingou o chileno. Vidal não gostou e rebateu os insultos.

Arrascaeta desafoga e faz no último lance - Desesperado, o Flamengo se lançou de vez ao ataque nos minutos finais. David Luiz, de cabeça, e Matheus Gonçalves, em chute na entrada da área, erraram o alvo. Coube a Arrascaeta, no lance final, balançar as redes após cruzamento rasteiro de Cebolinha e evitar o tropeço no tempo regulamentar: 1 a 0.

Prorrogação tensa - A primeira metade do tempo extra foi bastante truncada e não contou com grandes lances de perigo aos gols de Santos e Ramírez. Já a segunda parte teve um Flamengo martelando cada vez mais o Del Valle, mas sem gols.

Pênaltis têm uruguaio como vilão - Arrascaeta iniciou a série desperdiçando sua cobrança, enquanto Faravelli fez o 1 a 0. David Luiz, Cebolinha, Hoyos e Previtali converteram e deixaram a disputa em 3 a 2. Gerson e Schunke também marcaram. Gabigol não decepcionou e deslocou o goleiro rival, mas Landázuri não deu chances para Santos e fez o gol do título.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 1 (4) x (5) 0 INDEPENDIENTE DEL VALLE - Recopa Sul-Americana

Data e horário: 28 de fevereiro de 2023, às 21h30 (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro
Árbitro: Andrés Matonte (URU)
Assistentes: Nicolas Tarán (URU) e Martin Soppi (URU)
VAR: Andrés Cunha (URU)
Cartões amarelos: Éverton Ribeiro, Thiago Maia, Vidal, Varela, David Luiz, Mateusão, Gabigol (FLA); Pellerano, Carabajal, Alcívar, Faravelli (IDV)
Cartões vermelhos: não houve
Público: 71.411 torcedores
Renda: R$ 5.693.362,50
Gol: Arrascaeta (FLA), aos 51 min do 2° tempo

FLAMENGO: Santos; Varela (Matheuzinho), Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas (Marinho); Thiago Maia (Gerson), Vidal (Éverton Cebolinha), Éverton Ribeiro (Matheus Gonçalves) e Arrascaeta; Gabigol e Pedro (Mateusão). Técnico: Vítor Pereira

INDEPENDIENTE DEL VALLE: Ramírez; Carabajal, Schunke e García-Basso; Fernández (Mercado), Faravelli, Pellerano (Previtali), Alcívar (Kevin Rodríguez), Sornoza (Landázuri) e Beder Caicedo (Cortez); Lautaro Díaz (Hoyos). Técnico: Martín Anselmi

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Torcedores do Peñarol soltos terão que declarar residência fixa no Brasil Torcedor que comprou cabeça de porco tenta evitar punição ao Corinthians CSA anuncia contratação do goleiro Gabriel Felix, ex-Londrina Série B: veja as chances de acesso e riscos de queda após 35ª rodada