TNH1 com TV Pajuçara
As autoridades policiais registraram pelo menos 10 casos de violência contra a mulher no último final de semana, segundo a Polícia Civil de Alagoas. Em entrevista ao Fique Alerta/TV Pajuçara, a delegada Ana Luiza Nogueira, titular da 2ª Delegacia Especializada dos Direitos da Mulher de Maceió, destacou que nove pessoas foram presas nessas nove ocorrências.
LEIA TAMBÉM
"Tivemos 9 situações com todos os agressores presos na capital e região Metropolitana. Existem dois indicadores positivos. Primeiro, que todos foram autuados em flagrante e submetidos a audiência de custódia, vão responder penalmente presos. Isso é importante, pois reduz aquele sentimento de impunidade que ainda perpassa nesse tipo de ocorrência", afirmou a delegada.
Nogueira citou ainda que em mais da metade dos casos não houve agressão física em si.
"Outro dado importante é que, dessas ocorrências, 60% foram crimes de ameaça. Anteriormente a maioria dos autos de prisão em flagrante ocorria em situações graves, como lesões corporais graves ou gravíssimas e até tentativa de feminicídio. Aqui temos um indicador muito grande de agressores presos por crime de ameaça, isso demonstra que as mulheres estão também mais confiantes nos órgãos de segurança e estão procurando efetuar o registro da denúncia".
O QUE FAZER EM CASO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA?
Se você está sofrendo violência doméstica, seja ela física ou psicológica, ou conhece alguém que esteja passando por isso, você pode pedir ajuda.
No número 180, é possível denunciar à Central de Atendimento à Mulher. Ela funciona em todo o país e no exterior, 24 h por dia. A ligação é gratuita. O serviço recebe denúncias, dá orientação de especialistas e faz encaminhamento para serviços de proteção e auxílio psicológico. O contato também pode ser feito pelo WhatsApp no número (61) 9610-0180.
A denúncia pode ser feita ainda às autoridades locais pelo 190 e nas Delegacias Distritais de sua cidade.
Já as Delegacias da Mulher podem ser procuradas em Maceió e em Arapiraca. Veja os contatos:
Delegacias da Mulher – Maceió
Mangabeiras:
Salvador Lyra
Delegacia da Mulher – Arapiraca
Sala Lilás Terminal Rodoviário de Maceió – Feitosa/ Maceió
LEIA MAIS