TNH1 com Ascom Sesau
Com o fim das doses de vacina oral contra a poliomielite - conforme nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde - uma pergunta surge: o que será do Zé Gotinha? Criado em 1986, o personagem que conquistou o público infantil foi símbolo da campanha contra a doença durante quase 40 anos, porém com a mudança no esquema vacinal, que passa para aplicação injetável com Vacina Inativada Poliomielite (VIP), ele poderia ser "esquecido" pela pasta da Saúde no país. No entanto, isso não deve acontecer.
LEIA TAMBÉM
De acordo com o Ministério da Saúde, o Zé Gotinha é uma marca da luta contra a poliomielite e já atuou diversas vezes para mobilizar e incentivar a vacinação. O simpático mascote, fruto do artista Darlan Souza, deve continuar sendo usado para alertar a população sobre a importância da imunização.
(Crédito: Arquivo) |
Alteração no esquema vacinal
Nessa quarta-feira (25), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que as doses da Vacina Oral Poliomielite Bivalente (VOPb), a da gotinha, serão substituídas pela Vacina Inativada Poliomielite (VIP), que com aplicação injetável.
Atualmente, o esquema vacinal contra a doença prevê o uso da vacina injetável nas três primeiras doses (2, 4 e 6 meses). Já as doses de reforço são ministradas com a vacina oral, aos 15 meses (4º dose) e aos 4 anos de idade (5º dose). Com a alteração, a partir do dia 4 de novembro, a dose de reforço será aplicada somente aos 15 meses e com a vacina injetável.
A vacina oral para reforços só estará disponível nos postos de saúde até o dia 27 de setembro. Além disso, a Sesau informa aos pais que a 4ª e a 5ª doses de reforço contra a Pólio não vão estar disponíveis nos postos entre os dias 28 de setembro a 3 de novembro. Porém, as três doses do esquema primário, que já são injetáveis, serão oferecidas normalmente durante esse período. Portanto, apenas o reforço com a gotinha será interrompido.
LEIA MAIS