Fim da greve: aulas nas escolas da rede estadual voltam ao normal a partir de segunda-feira (11)

Publicado em 08/09/2023, às 10h59
Aulas serão normalizadas em escolas da Rede Estadual | Foto: Thiago Athaide / Ascom Seduc -

Eberth Lins

Professores da rede pública estadual de Alagoas finalizaram o movimento grevista e anunciaram para a próxima segunda-feira (11) a retomada da normalidade das aulas em todo o estado. O anúncio aconteceu após assembleia geral do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinteal), no último dia 06, "após conquistar avanços na extensa pauta de reivindicações", conforme disse o Sinteal. O Estado reajustou em 5,79% o salário de todos os servidores.

LEIA TAMBÉM

A greve foi iniciada no último dia 24, mas antes os trabalhadores chegaram a fazer uma paralisação de três dias, na primeira quinzena de agosto, para cobrar o reajuste de 14.95% a todos os cargos e níveis da categoria. 

“Mostramos a força que a educação tem para fazer luta. O governo se comprometeu a reformular o Plano de Cargos para corrigir distorções na carreira. Isso garante valorização real nos nossos salários. É uma grande conquista que só foi possível com a greve. Somando isso aos 5,79%, à mudança de letra dos funcionários e ao aumento de carga horária, à implantação de vale-transporte, vale-refeição e à revisão do valor do difícil acesso, saímos vitoriosos e seguiremos na luta em nossos locais de trabalho”, detalhou o presidente do Sinteal, Izael Ribeiro.

Conforme o Sinteal, a reformulação do PCC (Plano de Cargo e Carreiras) é uma das grandes conquistas da greve e vem para reconhecer titulações e organizar questões como tempo de serviço de toda a categoria, ativos e aposentados. 

Sinteal disse que assembleia contou com ampla participação da capital e do interior. Foto: Ascom Sinteal

Ficou definido que um grupo de trabalho será constituído com o Sinteal e as Secretarias estaduais do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Fazenda (Sefaz ) e Educação (Seduc), para finalizar o projeto de lei da reformulação do PCC até o dia 30 de outubro.

O Sinteal, no entanto, disse que a greve será retomada caso a proposta não seja cumprida até o final de outubro. "A assembleia já está marcada para o dia 31 de outubro, e a greve volta com toda força”, garante Izael.

Reunião com o governador - No último dia 04, dois dias antes do anúncio do fim da greve, o governador interino, Ronaldo Lessa, recebeu representantes do Sinteal visando o fim do movimento grevista e a retomada das aulas. Na oportunidade o Governo apresentou dados e afirmou que "um reajuste acima do autorizado colocaria em risco a gestão fiscal nas contas públicas alagoanas, inclusive, ultrapassando a Lei de Responsabilidade Fiscal".

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Criança de dois anos, vítima de capotamento na Serra da Barriga, recebe alta médica MP instaura procedimento para investigar violência obstétrica durante parto em hospital de AL Cerveja e café com própolis viram atração na 1ª Feira da Agricultura Familiar de Alagoas Comenda Luiz José do Monte Vasconcelos é entregue post mortem aos famíliares do empresário