'Filme de terror', diz passageiro em voo entre Belém e Macapá que durou 5 horas devido ao mau tempo

Publicado em 08/04/2025, às 08h23
Avião que saiu de Belém, sobrevoou Macapá duas vezes e retornou à capital paraense por conta das fortes chuvas, que impediram o pouso. - Foto: Reprodução

g1

Um voo entre Belém (PA) e Macapá (AP) que deveria durar 45 minutos, nesta segunda-feira (7), acabou se transformando em uma longa viagem de 5 horas. Segundo nota da companhia aérea, a adversidade foi causada pelo mau tempo. (veja nota da Gol no fim da reportagem)

LEIA TAMBÉM

No vídeo acima, de monitoramento de voos, é possível ver o avião da Gol (em laranja), partindo da capital do Pará, dando diversas voltas sobre Macapá e retornando para Belém.

É possível visualizar também um avião de outra companhia aérea saindo da cidade paraense e pousando na capital do Amapá sem adversidades, em horários próximos.

Um dos passageiros, que preferiu não ser identificado, disse que o avião que saiu de Belém, sobrevoou Macapá duas vezes e retornou à capital paraense por conta das fortes chuvas, que impediram o pouso.

"Na primeira tentativa, chegamos próximo ao aeroporto de Macapá, ficamos quase uma hora e vinte sobrevoando, tentamos a primeira vez, o comandante arremeteu, ficou dando volta. Tentamos a segunda, arremeteu, e retornamos à Belém", explicou.
O passageiro relatou ainda que um voo curto, que deveria ser tranquilo, gerou momentos de pânico e transtorno.

"Um voo de muitas emoções, muito pânico, um voo que era pra ser aparentemente tranquilo [...] Várias áreas com turbulências, crianças chorando, idosos chorando, gente com problemas cardíacos [...] Foi filme de terror, não sei de quem foi o erro. Já sabiam que tinha chuva, já sabiam que o clima tava assim porque tentaram retornar", relatou.

Devido às chuvas, a aeronave passou por inúmeras turbulências. Após tentar chegar ao aeroporto de Macapá e pousar novamente em Belém, a companhia informou aos passageiros que a aeronave iria precisar de 25 minutos para o abastecimento.

"Sabiam do tempo ruim, sabiam das chuvas fortes que estavam acontecendo, a gente informou os comissários de bordo mas mesmo assim, com 25 minutos, eles retornaram novamente para Macapá. Nisso ficamos uma hora e vinte novamente pelas redondezas, em cima do aeroporto de Macapá ", contou.

Após diversas tentativas de pouso em Macapá que resultaram no retorno a Belém, a Gol forneceu outras opções de voos para os passageiros, sendo: 2h30 na companhia aérea Azul, e 12h na Gol. Ao total, os passageiros passaram cerca de 5 horas dentro da aeronave.

"Estamos aqui com fome, após quase 6 horas, porque a companhia aérea não deu nenhum alimento, só água", contou o passageiro ainda em Belém.

Veja a nota da GOL na íntegra:
A GOL informa que devido às condições meteorológicas adversas em Macapá (MCP) nesta segunda-feira (07), dois voos precisaram ser cancelados: G3 1748 (Belém - Macapá) e G3 1749 (Macapá - Belém). Todos os Clientes impactados estão recebendo as facilidades previstas pela resolução 400 da ANAC conforme as necessidades, com possibilidade de reacomodação nos próximos voos da GOL e de congêneres. A Companhia reforça que as ações em relação aos voos foram tomadas com foco na Segurança, valor número 1 da GOL

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Empresário assassinado tinha acabado de descobrir que seria pai Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira Novas regras para horários de entrada e saída de hotéis já estão valendo; veja o que mudou CCJ do Senado aprova PL da Dosimetria e texto vai ao plenário