Filme alagoano "Dois Cabras" está disponível gratuitamente; veja como assistir

Publicado em 26/09/2024, às 12h56
Filme destaca a vida ribeirinha e aborda questões universais de desejo, culpa e preconceito | Foto: Divulgação -

Assessoria

O premiado curta-metragem alagoano "Dois Cabras", dirigido por Alex Walker, agora está disponível gratuitamente no YouTube, oferecendo uma oportunidade única para o público conhecer essa obra que já conquistou 17 prêmios em 11 festivais nacionais e internacionais. Gravado em cenários autênticos de Alagoas, o filme destaca a vida ribeirinha e aborda questões universais de desejo, culpa e preconceito, por meio de uma história envolvente que conecta os destinos de três personagens.

LEIA TAMBÉM

Com uma história que gira em torno de Sebastião, um pescador de uma pequena cidade ribeirinha, e Jorge, um recém-chegado que se torna seu ajudante de pesca, o filme mergulha nas complexidades do cotidiano da pesca, das noites de vigília e dos encontros intensos no cabaré local. Maria, mãe de Jorge e devota de Nossa Senhora dos Navegantes, completa o trio de personagens centrais, trazendo à tona os sentimentos conturbados que atravessam a trama. À medida que os dias passam, a relação entre Jorge e Sebastião vai se transformando, revelando emoções novas e desconhecidas, enquanto o passado e o presente se conectam de forma visceral.

O diretor Alex Walker, que também coassina o roteiro ao lado de Guilherme Ramos e Julien Costa, destaca a importância de levar temas sociais urgentes para o cinema. "Vivemos tempos em que a intolerância voltou a crescer, e falar sobre homofobia e os preconceitos que ainda ferem nossa sociedade é essencial. Dois Cabras é mais do que uma história de amor – é uma reflexão sobre o peso de desejos reprimidos e o impacto de um passado mal resolvido", comenta. Ele ainda ressalta que cada cena foi construída com um cuidado estético e emocional, buscando transmitir a intensidade das emoções contidas, ao mesmo tempo que explode em momentos cruciais da narrativa.

Outro destaque do filme é sua trilha sonora original, criada por Arnaud Borges, Gama Júnior e Guilherme Ramos, com a música-tema composta pelo maestro Luiz Martins. A trilha utiliza três rabecas, com uma sonoridade marcante e dramática, que simbolizam o conflito interno vivido por cada um dos personagens. Essa construção sonora traz uma camada a mais de profundidade à narrativa, enfatizando as tensões e os dilemas que se desdobram ao longo da trama.

O filme Dois Cabras construiu uma trajetória premiada, somando 17 premiações em 11 festivais nacionais e internacionais. Foto: Divulgação

Premiações e participações em festivais - O filme Dois Cabras construiu uma trajetória premiada, somando 17 premiações em 11 festivais nacionais e internacionais, com destaque em várias categorias. No circuito internacional, foi premiado no Festival O Cubo de Língua Portuguesa, em Portugal, onde venceu nas categorias de Melhor Ator (Alan Cardoso), Melhor Atriz Coadjuvante (Arilene de Castro), Melhor Roteiro (Alex Walker, Guilherme Ramos, Julien Costa e João Herberth), além de conquistar o prêmio de Melhor Filme na categoria de ficção. No 4th Dimension Independent Film Festival, em Bali (Indonésia), o filme levou os prêmios de Melhor Curta-Metragem e Melhor Narrativa LGBTQIA+. Já no Chithiram International Film Festival, na Índia, recebeu os prêmios de Melhor Curta LGBTQIA+ e Filmmaker Estreante. Também se destacou no Rome International Movie Awards, na Itália, ao conquistar o prêmio de Melhor Curta LGBTQIA+, e no Cannes Shorts, na França, onde Alan Cardoso foi indicado ao prêmio de Melhor Ator. Nos Estados Unidos, o filme recebeu Menção Honrosa no MERCED Queer Film Festival, na Califórnia.

Em território nacional, Dois Cabras também brilhou. Na 13ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano, o ator Abides Oliveira foi premiado como Melhor Ator. No Tietê International Film Awards (T.I.F.A.), o filme venceu nas categorias de Melhor Ator (Alan Cardoso) e Melhor Fotografia (Allyson Jesus). Já no 9º FIA CINE - Festival Iberoamericano de Cinema, o filme foi consagrado como Melhor Filme de Ficção Nacional. O filme também se destacou no Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú, onde foi premiado como Melhor Filme de Média-Metragem, e no CineMAZ, em Varginha (MG), onde venceu na categoria de Melhor Roteiro.

Onde assistir - Não perca a chance de assistir Dois Cabras, uma obra premiada, que reflete a força da arte alagoana e aborda temas essenciais para os dias atuais. Disponível gratuitamente no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=mOczud3E6mI), o curta oferece ao público uma experiência sensível e provocadora, que convida à reflexão sobre os desejos, as culpas e as contradições humanas. O filme foi contemplado pelo Prêmio Professor Elinaldo Barros, por meio do Edital nº 20/2020, com recursos da Lei Aldir Blanc, uma iniciativa do Governo Federal em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Chantal Frazão lança No Lugar do Morto Fundação Cultural realiza apresentações de grupos afro na Feirinha da Pajuçara Alagoas é cenário de filme que contará a história da sanfona de oito baixos Associação Joana Gajuru apresenta espetáculo com entrada gratuita