Gabriel Amorim*
“Ele estava ontem no Hospital Geral do Estado e foi difícil para ele reconhecer o pai naquela situação. Está desesperado”. O relato é de um familiar do torcedor do CSA que morreu após ser espancado, sobre a situação do filho da vítima. O menor integra justamente o time de base do Clube de Regatas Brasil (CRB).
LEIA TAMBÉM
O pai dele, Pedro Lúcio dos Santos foi espancado fora do estádio Rei Pelé, na última quinta-feira, 04, após o jogo do time do coração. As informações são de que as agressões partiram de membros de uma torcida organizada do CRB. Pedro não resistiu aos ferimentos e morreu nesse domingo no HGE.
Conforme apurado pelo TNH1, foram os próprios familiares que fizeram o resgate do torcedor. Parte da família tinha ido ao estádio para acompanhar a partida entre CSA e Confiança. Após o apito final, a família voltou para casa e apenas Pedro, que estava de férias, permaneceu próximo do Rei Pelé, em um churrasquinho, junto de alguns amigos.
“Ele disse: 'vou tomar duas cervejinhas e volto para casa'", contou um cunhado de Pedro ao TNH1. No final da noite, o cunhado foi acordado pela esposa, dizendo que recebeu uma ligação informando que Pedro estava desmaiado.
“Disseram: ‘olha, pegaram o Pedro.’ Ele está perto do ginásio do Sesi”, relatou o cunhado. Foi então que a família se deslocou até o local e precisou fazer o socorro da vítima, já que, segundo eles, não houve auxílio a polícia e o Samu não ajudaram. Pedro Lúcio dos Santos ficou internado no Hospital Geral do Estado até o último domingo, 07, quando veio a falecer.
Entramos em contato com Samu e Polícia Militar, para saber sobre a denúncia de omissão de socorro. Veja a nota da PM:
"A Polícia Militar de Alagoas esclarece que tão logo recebeu chamado através do 190 sobre uma briga de torcedores envolvendo cerca de 20 pessoas, na última quinta-feira (04), enviou uma equipe ao local. Quando a guarnição chegou foi informada por testemunhas de que a vítima já havia sido socorrida para o Hospital Geral do Estado.
A Corporação informa que cumpre sua missão constitucional de preservação da ordem pública e de policiamento ostensivo e que seu trabalho é garantir a segurança da população em geral dentro de sua competência.
A PM lamenta com profundo pesar o crime brutal que resultou no falecimento do senhor Pedro Lúcio dos Santos nesta segunda-feira (08). A Corporação orienta que as denúncias sobre a conduta de seus agentes seja feita junto à Corregedoria-Geral para a devida apuração dos fatos".
Revolta e manifestações nas redes sociais - A notícia da morte do torcedor causou revolta na internet. Uma das torcidas organizadas do CSA, a Mancha Azul, postou uma nota em que lamenta a morte de Pedro. “A covardia vitimou um inocente. Uma pessoa que jamais se envolveu em problemas e tinha sua caminhada construída na base da amizade e do respeito”, disseram.
Veja, abaixo, a nota na íntegra.
“Um absurdo perder a vida dessa maneira covarde”, disse um internauta. “Sempre tava lá (no estádio Rei Pelé) com sua família torcendo e brincando junto dos amigos”, lembrou outro.
O TNH1 entrou em contato com a assessoria do Clube de Regatas Brasil (CRB) para ver se o time irá fornecer algum suporte ao filho de Pedro, jogador da base do time, que teve o nome preservado pelo portal. O jogador, inclusive, ajudou o Galo recentemente a levantar o caneco do Alagoano sub-15.
CRB diz que jogador está tendo acompanhamento - Em nota, no final da manhã desta segunda-feira, 08, o CRB disse que o clube está dando todo suporte, com a equipe de gestão da base acompanhando o jogador, filho da vítima, inclusive com a psicóloga. "O Clube de Regatas Brasil lamenta profundamente o falecimento do torcedor do CSA, Pedro Lúcio dos Santos, o Peu. A diretoria do CRB se solidariza com os familiares e amigos e ressalta, mais uma vez, o repúdio à violência", disse o clube, na nota.
Manifestação do MP - O Ministério Público de Alagoas emitiu uma nota na manhã desta segunda-feira, 08, informando que será solicitada a instauração de um inquérito e que fará uma denúncia e solicitará as punições cabíveis assim que as investigações forem concluídas. Leia, abaixo, a nota na íntegra:
O Ministério Público de Alagoas (MPAL) tomou conhecimento, nesta segunda-feira (8), do lamentável fato de violência, após partida de futebol no Estádio Rei Pelé, quando um suposto membro de uma torcida organizada foi espancado por integrantes de uma torcida rival, e entrou em óbito. Outrossim, informa que, por meio da Promotoria de Justiça do Torcedor, será solicitada a instauração de inquérito e, assim que concluídas as investigações, apurados devidamente os fatos, e comprovadas as respectivas autorias, ofertará denúncia e solicitará as punições cabíveis. Ressaltando que, de igual forma, medidas têm sido tomadas para punir as torcidas organizadas pelos atos de violência praticados nos últimos meses.
Veja, abaixo, o que se sabe sobre o crime até o momento:
*Estagiário sob supervisão.
LEIA MAIS