FIAT 500e: primeiro elétrico da Fiat no Brasil

Publicado em 04/08/2021, às 17h26
-

Edson Moura

LEIA TAMBÉM

Lembra do Fiat 500? Agora ele volta ao brasil repaginado e totalmente elétrico. Essa semana a Fiat confirmou seu primeiro modelo recarregável à venda no país.

O ícone do design automotivo italiano está de volta às lojas como Fiat 500e e será comercializado em apenas uma versão, a Icon, com quatro opções de cores.
O Fiat 500 elétrico chega radicalmente renovado em sua terceira geração: desenvolvido sobre a nova plataforma Mini EV, o veículo está maior, mais conectado, com equipamentos inesperados para o segmento e com um novo estilo.

O 500 elétrico reinterpreta o visual icônico do modelo clássico com um design limpo e atual. As superfícies simples e sinuosas tornam o veículo ainda mais elegante e escultural.

O novo veículo recebeu um logotipo dedicado, que aparece no centro do emblema frontal pela primeira vez.

O 500 elétrico é imediatamente identificado pelo grupo óptico com faróis e milhas redondos agora Full LED, destacando-se pelo DRL no capô como se fossem “sobrancelhas”, faróis com o efeito Espelho Infinito e luzes de direção no para-choque.

A nova iluminação em LED também está nas lanternas. A traseira dispõe do clássico bagageiro e um novo spoiler.

Rodas de liga leve de 16 polegadas com acabamento escuro garantem um visual dinâmico mais ousado.

Nova grade frontal, inserções cromadas na moldura das janelas e badges laterais e adoção do fecho eletrônico em vez do mecânico.

Interior

Apesar de o design ser completamente novo, os ocupantes poderão reconhecer a interpretação contemporânea do estilo atemporal do modelo. A inserção do painel, o volante de dois raios e o cluster arredondado fazem uma conexão clara com o veículo original de 1957.

Com concepção de última geração, um sistema de infoentretenimento com uma grande tela sensível ao toque de 10,25” no formato wide, combinado com um cluster digital TFT de 7”, fornece conectividade e informações do veículo.

Motorização

E para quem acha que carro elétrico não anda bem, o Fiat 500e prova o contrário. O motor elétrico entrega 87 kW, o que equivale a 118 cavalos de potência a 4.200 rpm. O que mais impressiona, entretanto, é o torque, que atinge surpreendentes 220 Nm. Isso faz com que o Fiat 500 elétrico necessite de 9 segundos para atingir 100 km/h, e com uma retomada de 60km/h a 100 km/h em 4,8 segundos.
O compacto possui três modos de condução: Normal, Range e Sherpa, que podem ser selecionados no console central, combinando com o seu estilo de condução.

Totalmente carregado, o 500 elétrico apresenta uma autonomia excelente de 320 quilômetros, cobrindo, com folga, o deslocamento médio diário de cerca de 30 quilômetros.

Os primeiros compradores vão ganhar um carregador Weg para carregar completamente o seu compacto elétrico em cerca de 6 horas. A autonomia é de 320 km.

Nesse primeirmo momento o Fiat 500 elétrico será vendido em 10 concessionárias da Fiat nas cidades de Porto Alegre/RS, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Campinas/SP, São Paulo/SP,  RIo de Janeiro/RJBelo Horizonte/MG, Brasília/DF e Recife/PE

Arquitetura Mini BEV

O 500 elétrico foi concebido a partir de uma folha em branco. Mais de 90% de seus componentes, incluindo a plataforma Mini BEV, são exclusivos. A posição da bateria no assoalho, por exemplo, garante a manutenção do espaço a bordo, melhorando a distribuição de peso entre os eixos dianteiros e traseiros, baixando o centro de gravidade do veículo. Essas duas últimas características melhoraram significativamente a estabilidade do compacto, sem abrir mão do prazer de dirigir e da segurança.

Com poucos componentes modulares, a arquitetura recebeu o sistema de bateria de íons de lítio de alta capacidade de armazenamento (42 kWh), enquanto melhorou as dimensões do veículo, conforto e performance. Ela também garantiu ao motorista a posição de dirigir mais confortável e acesso aos bancos traseiros.

Como um projeto totalmente novo, o 500 elétrico também recebeu nova coluna de direção com regulagem axial, freio de estacionamento elétrico e novo eixo traseiro, por exemplo.

Autonomia

Mais importante do que números de desempenho, o 500 elétrico demonstra no dia a dia sua incrível capacidade de responder às demandas de um veículo compacto urbano moderno.

Modos de condução

O compacto possui três modos de condução: Normal, Range e Sherpa, que podem ser selecionados no console central, combinando com o seu estilo de condução.

Normal: oferece um estilo de direção mais próximo à experiência tradicional de condução. Toda a potência e torque do sistema de tração estão disponíveis. O veículo desacelera com efeito de freio motor, como em um veículo convencional, carregando parcialmente a bateria. Esse modo apresenta a função “Creeping”, no qual o veículo inicia seu movimento ao liberar o pedal do freio;

Range: ativa a função “One Pedal Driving”. Melhora a recuperação da energia, a desaceleração aumenta e o freio é usado apenas para emergências ou para parar completamente o carro: na prática o veículo é usado basicamente com o pedal do acelerador. Ao selecionar este modo de condução, o motorista maximiza a frenagem regenerativa e, portanto, também o alcance;

Sherpa: ajusta vários parâmetros de condução, como velocidade máxima (limitada a 80 km/h), resposta do acelerador (reduzir o consumo de energia) e desativação do ar-condicionado e sistemas auxiliares de aquecimento (vidros e retrovisor) para reduzir ao mínimo o consumo e, assim, garantir que o condutor alcance o destino definido no sistema de navegação ou na estação de carregamento mais próxima.

Sinônimo de emoção, o 500 elétrico, independentemente do modo de condução, guarda outras surpresas. No que se refere aos sons, mais uma característica inédita do novo veículo: o Sistema de Alerta Acústico de Veículos (AVAS), um aviso acústico para pedestres e ciclistas em velocidades de até 20 km/h. A partir de 25 km/h, o som escolhido não é um sinal acústico comum, mas sim Amarcord, de Nino Rota, exemplo da mais autêntica criatividade italiana.

Carregamento descomplicado

Convenientemente, o 500 elétrico vem com um cabo padrão de 6 metros de comprimento para carregamento doméstico, que se conecta a uma tomada de três pinos em casa, e tem um armazenamento de cabo adequado no porta-malas do veículo.

A tomada inteligente Type 2, localizada na lateral direita do veículo, permite o carregamento tanto em AC (corrente alternada) como em DC (corrente contínua). Ela é denominada “inteligente” por causa da possibilidade de programação de carregamento e do fornecimento de informação sobre o estado de carga da bateria.

A Fiat também pesquisou junto ao consumidor a necessidade de um carregador rápido. A marca indica a comercialização de produtos com a WEG, parceira certificada e qualificada para venda e instalação dos carregadores WallBox, no qual a carga completa pode se dar em até 4 horas.

Gigante na segurança e em tecnologia

O 500 elétrico conta com o Co-Driver, formado pelo Sistema Avançado de Condução Assistida (ADAS) de última geração, atingindo classificação nível 2 na escala SAE. Olhando para o futuro, uma câmera atrás do espelho retrovisor interno trabalha em conjunto com outra câmera frontal, escondida no logotipo do modelo, para garantir o controle longitudinal e lateral do veículo em todas as velocidades. A combinação com a navegação ajuda o sistema a definir o nível certo de intervenção de acelerador, freio e direção, adaptando-se a condições ora mais urbanas, ora em rodovias. O sistema atua para garantir o controle longitudinal e lateral do veículo por meio dos seguintes itens:

Controle de cruzeiro adaptativo: Assim que a velocidade de cruzeiro e a distância do veículo à frente forem definidas, o sistema manterá automaticamente esses parâmetros e, se necessário, pode parar completamente o carro caso o veículo da frente também pare;
Lane Centering: o 500 elétrico reconhece os sinais de trânsito além das faixas de marcação na pista ao ativar o dispositivo, mantendo o carro no centro da faixa de rodagem e tornando a direção mais segura (contando que as marcações na pista sejam detectadas corretamente).
A oferta é complementada por outros recursos de assistência, tais como:

Nova era do infoentretenimento

A central multimídia de última geração com display digital de 10,25”, combinado ao cluster 100% digital de 7”, oferece informação de maneira renovada no 500 elétrico.

O display de 7” em TFT oferece gráficos configuráveis, coloridos e com grande definição, permitindo uma ampla gama de configurações de personalização do cliente.

Foi dada ênfase aos comandos e informações da interface ligadas ao veículo elétrico, a fim de tornar todos os dados relevantes imediatamente disponíveis, com gráficos simples, mas bem pensados. Para facilitar o conhecimento e a utilização dos diversos recursos do veículo, um assistente explicará em slide show as novidades mais relevantes, eventualmente lembrando ao motorista, por meio de um pop-up, a disponibilização de um determinado recurso que não está sendo utilizado.

O 500 elétrico está perfeitamente conectado ao smartphone: ele se comunica com o motorista dentro e fora do carro, permite definir desde o caminho de navegação com antecedência e até configurar o ar-condicionado à distância, dentre outras funcionalidades.

A central multimídia de última geração tem formato horizontal e se encaixa perfeitamente no painel do carro, consistente com suas linhas e projetado para eliminar as distrações do motorista. O sistema gerencia o Apple CarPlay e o Android Auto sem fio, pode ser atualizado via web, tem comandos de voz avançados, que possibilitam “conversar” com o carro para controlar suas configurações, programa o ar-condicionado e pode escolher músicas. Outras funções:

· Funções do veículo: diagnóstico e configurações do carro, controle do assistente de estacionamento, controles de climatização integrados, repetições de display baseadas em Ethernet;

· Interface com usuário: reconhecimento de voz em linguagem natural, controles do volante, tela sensível ao toque, páginas personalizáveis (até 3 widgets por página, até 5 páginas, vários perfis (até 5);

· Navegação: mapa 3D personalizado, atualização do TOM TOM Maps, navegação conectada;

· Entretenimento: AM-FM, Dual Tuner, Wi-fi, Bluetooth, USB.

O charme do 500 elétrico se mostra nos detalhes. O bloco de carregamento do Wireless Charger apresenta um easter egg da silhueta do horizonte de Turim.

Mais conectado

O 500 elétrico está mais conectado do que nunca. Com a plataforma de serviços que a marca oferece, há mais conveniência, assistência e controle com muito mais segurança para o usuário, que terá à sua disposição toda a comodidade dos recursos também na palma da mão com seu smartphone ou até mesmo smartwatch e Assistente Virtual (Alexa).

A experiência do consumidor começa ainda na concessionária, onde o cliente realiza um registo prévio com dados simples. Então, recebe um e-mail para finalizar o cadastro do veículo adquirido e, a partir daí, pode passar a utilizar o aplicativo do sistema no celular e portal.

A partir do aplicativo é possível controlar o veículo com recursos como verificação do nível de carga, agendar o funcionamento do ar-condicionado e o carregamento do veículo. Além disso, o condutor pode verificar sua pontuação de direção e seu desempenho enquanto dirige:

Eco Score: disponível na central multimídia, é uma ferramenta que auxilia o usuário a melhorar constantemente sua forma de dirigir para reduzir o consumo, graças a informações fornecidas pelo carro sobre aceleração, desaceleração e velocidade;

E-Control: o usuário poderá controlar remotamente diversas funcionalidades baseadas nos serviços do veículo elétrico:

Recarregue Agora: Permite iniciar automaticamente a recarga do 500e se já estiver plugado em uma estação de recarga, com o toque em um único botão no aplicativo ou botão físico próximo à tomado do veículo;
Programação de Recarga: Possibilita definir uma agenda escolhendo a data e o horário de início e término da recarga, dia da semana e a recorrência. Também é possível escolher um nome para o evento agendado;

Programação de Climatização: Defina uma agenda escolhendo a data e o horário de início do seu percurso, dia da semana e a recorrência. Também é possível escolher um nome para o evento agendado. Em um primeiro momento este serviço estará disponível em conjunto com a funcionalidade “programação de recarga”, sendo possível registrar até 3 eventos entre as 2 funcionalidades. Não é possível escolher uma temperatura precisa, mas sim definir o horário de início do percurso e iniciar a climatização do veículo, conforme a última temperatura configurada dentro do carro;

Configurações de nível de recarga: é possível escolher entre 5 diferentes níveis de potência relacionadas a 5 diferentes tipos de correntes e, por isso, 5 potências de cargas associadas. Essa funcionalidade, diferentemente das outras, estará disponível somente na central multimídia.

Navegação: O sistema de navegação disponível no 500 elétrico oferece também uma variedade conveniente de serviços de navegação conectados:

Mapa de Alcance Dinâmico: Fornece uma representação gráfica do alcance atual do veículo por meio do mapa de navegação integrado. Mostra as áreas alcançáveis da localização atual, levando em consideração o alcance com base nas mudanças de elevação e geometria da estrada. Visualiza a autonomia do veículo em tempo real bem como a estação de recarga mais próxima;

Mapa inteligente: Informações em tempo real sobre condição meteorológica, tráfego e radares, por exemplo, baseadas na localização do veículo. Tudo isso feito com visualização completa e intuitiva, acesso rápido para alteração nas configurações e rotas, entre outras vantagens;

Busca por pontos de interesse e estação de recarga: O aplicativo pode informar o usuário sobre como encontrar e chegar a pontos de interesse, como estacionamentos e estações de recarga disponíveis nas proximidades, traçando rotas para chegar até os pontos de recarga. As indicações podem ser enviadas à central multimídia no veículo, para tê-lo disponível quando estiver a bordo;

Atualização Remota de Mapa: Atualização “over-the-air” do mapa com base na conectividade já embarcada, sempre que disponível.
Segurança e Emergência

Chamada de Emergência (SOS): Chamadas de emergência habilitadas por meio do botão SOS localizado no console do teto. Além disso, um sistema de suporte ativado diretamente na tela sensível ao toque do veículo ou no botão ASSIST no console do teto para fornecer assistência na estrada para demais emergências;

Assistente de Recuperação a Roubo e Furto: Em caso de roubo ou furto confirmado, uma central de operação prestará assistência ao cliente, diretamente pressionando o botão “Assistência de Recuperação Veicular no aplicativo móvel. Assim que o roubo ou furto for confirmado com um boletim de ocorrência, recursos de segurança, incluindo rastreamento de veículos, serão ativados;

Alerta Preventivo de furto: Se o sistema detectar uma tentativa de furto ou situação como reboque não autorizado, o proprietário é notificado. Além disso, nosso parceiro pode atuar de maneira preditiva, podendo se antecipar a situações de furto sem que nossos clientes estejam cientes;

Alertas de Condução: Alertas configuráveis para que o proprietário possa manter o controle do veículo mesmo quando conduzido por outra pessoa, como ultrapassar o limite estabelecido de velocidade ou até mesmo um perímetro ou horário definido.
WI-FI Embarcado + Entretenimento

No 500 elétrico é possível ter acesso ao WiFi Hotspot embarcado no veículo nos dispositivos portáteis dos ocupantes. Capaz de conectar até 8 dispositivos ao mesmo tempo. Um período de teste gratuito permitirá que o cliente teste a experiência do WiFi embarcado.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: Já testamos Fiat Pulse e Fastback híbridos flex Picape BYD Shark híbrida com 437 cv chega por R$ 379.800: Veja o teste Novo Citröen Basalt: Já testamos o SUV mais barato do Brasil Citröen Basalt chega a partir de R$ 89.990 e é o SUV mais barato do Brasil