Festival de Bumba Meu Boi leva cores e ritmos ao Jaraguá

Publicado em 31/08/2019, às 10h51
Festival de Bumba Meu Boi de Maceió acontece em Jaraguá | Átila Vieira / Secom Maceió -

Secom Maceió

Teve início, na noite dessa sexta-feira (30), a 27ª edição do Festival de Bumba Meu Boi de Maceió, uma realização da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), e da Liga de Bumba Meu Boi. Nove grupos se apresentaram no Estacionamento do Jaraguá deixando o público encantado com a força da expressão da cultura alagoana. Neste sábado (31), a partir das 18h, mais 11 grupos mostram suas cores e ritmos.

LEIA TAMBÉM

Os grupos que se apresentam hoje são Força Bruta, Águia, Africano, Trovão, Águia de Ouro, Fênix, Diamante, Axé, Lacrau, Bumbá Alagoano e Vingador.

Além de fomentar os grupos participantes com ajudas de custo através de edital, o Município viabilizou a estrutura do festival. “É um orgulho, uma vitória, pois cultura precisa ser feita com continuidade para que os processos amadureçam e os artistas e suas instituições cresçam e se tornem independentes. O sonho é que o festival possa andar sozinho, com a participação do Município, mas que a Liga possa evoluir nesse sentido. Acreditamos que o Bumba Meu Boi fica cada dia mais forte e que vai se firmar no calendário cultural da cidade de Maceió”, disse o presidente da Fmac, Vinícius Palmeira, destacando o trabalho executado pela Prefeitura, em parceria com a Liga, ao longo dos últimos sete anos.

O Festival de Bumba Meu Boi de Maceió é uma das ações do Projeto Ginga Maceió, que está viabilizando a realização de diversas iniciativas culturais em Maceió, a exemplo do Ginga Capoeira e dos eventos Xangô Rezado Alto, Saurê Palmares e Festa das Águas, por meio de uma emenda parlamentar do então deputado federal Ronaldo Lessa.

O ex-deputado federal, Ronaldo Lessa, acompanhou as apresentações. Foi dele a emenda parlamentar que garantiu recursos para a continuidade do evento. “Fico muito satisfeito. O mandato em Brasília nos distancia um pouco da nossa terra e uma das formas de estar bem próximo é quando conseguimos trazer recursos. Então, quando eles chegam e vemos as coisas se materializarem, é uma satisfação enorme. Esse festival começou em 1993, quando eu era prefeito. Na sexta-feira foi iniciada a 27ª edição do evento. É muito importante ver a Prefeitura valorizando a cultura”, disse.

Para Zé do Boi, presidente da Liga dos Grupos de Bumba Meu Boi de Alagoas, o festival vai além da diversão. “A cultura é formadora de cidadãos e temos aqui várias pessoas que trabalham duro para que a festa ganhe vida. O festival é o resultado de um ano de trabalho. A apresentação é como se fosse um momento de celebração de tudo o que o é feito nas comunidades. Os grupos estão de parabéns e valeu a parceria, durante todo esse tempo, com a Prefeitura de Maceió”, destacou.

Apresentações

Neste ano, o evento conta com a participação de 20 grupos e cada apresentação terá duração máxima de 30 minutos. Ontem, os grupos Imperador, Treme-Terra, Dragãozinho, Kimera, Anaconda e Pérola, do grupo de acesso, além do Cobra Negra, Tigre e Cão de Raça, do grupo especial animaram o público das arquibancadas lotadas.

Jefferson Brito Silva é jogador de futebol e estava animado com as apresentações. “Moro na Ponta da Terra e nosso boi é o Vingador. Na sexta, a torcida foi para a Treme Terra. O festival está maravilhoso, pois é um incentivo para a gente para não estar nas drogas”, afirmou o jovem.

“Hoje estou feliz que o trabalho que realizei há mais de 20 anos seja um sucesso nesta noite. Quando comecei, apenas cinco bois participavam. De lá para cá, vem aumentando o número de inscritos e hoje está deste tamanho. Para mim, é motivo de muita alegria. Foi um trabalho feito com muito esforço, muitas noites sem dormir, mas estou feliz”, destacou Luiz de Barros, idealizador da festa.

Neste sábado, a partir das 18 horas, os grupos Força Bruta, Águia, Africano, Trovão, Águia de Ouro, Fênix, Diamante, Axé, Lacrau, Bumbá Alagoano e Vingador, da categoria especial, irão compor a programação do festival.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara