Festa de Santo Amaro já começou em Paripueira

Publicado em 06/01/2023, às 07h00

Lis Nunes

Essencialmente religiosa, para além de algumas expressões culturais e de expectativas sociais, a Festa de Santo Amaro nasceu do desejo de evangelizar que os antigos missionários beneditinos e capuchinhos sonharam, e realizaram junto aos pescadores indígenas daquele tempo. Com a insistência da missão, as comemorações eram inevitáveis, simplesmente dentro da pequenina capela de Santo Amaro, diante do seu Oratório, com a bela e pequena imagem do santo. Depois foi crescendo no movimento e dinâmica social, com o passar dos anos.

LEIA TAMBÉM

Tradicional há décadas, a celebração à Santo Amaro é testemunhada por nativos mais idosos e veranistas que frequentam Paripueira. “Podemos dizer o tempo do povo de Paripueira desde sempre antes de ser município antes de ser qualquer formação de cidade. Isto pode ser medido pelo que é compartilhado pelos fiéis que veraneiam por aqui e os nativos”, afirma Padre Lídio José, pároco da cidade. 

Como todos os anos, a festa conta com atrativos diversos, a exemplo de uma quermesse, que envolve o seu novo hinário, como também missas cantadas e apresentações culturais ou de orquestras que nos ajudam a interpretar nossa alegria. Também há uma caminhada do povo de Deus, representada especialmente pela procissão de Santo Amaro, que se transformou em um dos grandes e esperançosos atrativos. Nesta procissão como na participação de cada dia alegria e a devoção do povo fiel se torna também um grande e atraente presente de Santo Amaro. 

Com muita fé e tradição, celebrar a Festa de Santo Amaro é também marco para Padre Lídio. “Um sentimento emocionante que me remete a uma ação de graças pela vida de um santo cristão trazer tanta alegria e esperança para um Povo”, enfatiza o pároco. 

Essa festa mexe muito com minha memória afetiva, confesso. Desde pequena, lembro da minha mãe trazendo a gente para a tradicional Festa de Santo Amaro. E hoje, como moradora de Paripueira e paroquiana, faço questão de vivenciar toda programação religiosa, aproveitar as atrações da igreja, e levar Otto e toda minha família para curtir o tão esperado parque de diversões na orla da cidade. Pense numa coisa boa!!

A Festa de Santo Amaro tem início no dia 05 de janeiro com a procissão no mastro, saindo do alto de Paripueira até a igreja matriz. A comunidade alagoana é convidada a participar. Você também pode fazer parte da festa com suas contribuições através dos números: 82 99917-2017 e 99990-2600, e também pelas redes sociais Santo Amaro Paripueira.

Festa de Santo Amaro
05 a 15 de janeiro de 2023
Paróquia de Santo Amaro
Paripueira – Alagoas
Programação completa: @santoamaroparipueira

Foto: www.paripueira.al.gov.br

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Entradinhas charmosas para a ceia de Natal? Temos!! Receita Natalina: torta salgada fria. Vem aprender! O que dizem os signos para 2025? Vem ver as previsões com especialista 5 receitas para salvar a sua Ceia de Natal