Festa de aniversário da Aliança Francesa em Maceió

Publicado em 28/04/2023, às 14h09
-

Assessoria

Um brunch ao som do quinteto de Jazz Rony Ferreira, acompanhado pela cantora Ana Gal, marcará os 71 anos da Aliança Francesa em Alagoas. O evento contará com a presença do cônsul geral da França em Recife para o Nordeste, Jérémie Faucon, e será realizado no Terruá - Empório do Vinho e Bar, situado no bairro da Ponta Verde.

LEIA TAMBÉM

A Aliança Francesa, que completa, este ano, 140 anos de existência no mundo e 138 anos no Brasil, veio à luz oficialmente em Maceió no dia 12 de abril de 1952. Teve, entre seus fundadores, intelectuais como Théo Brandão e Luiz Lavenère. É uma das mais tradicionais instituições culturais do Estado e, nestes 71 anos ininterruptos, tem participado ativamente do cenário intelectual, artístico e cultural alagoano, sendo responsável pela difusão da língua francesa e da cultura dos países francófonos em áreas tão diversas como a literatura, o teatro, a moda, a pintura, a filosofia, a música, a gastronomia, a educação, a arquitetura e as ciências sociais.

Entidade sem fins lucrativos, a Aliança Francesa de Maceió integra uma rede mundial de cerca de mil instituições co-irmãs, possuindo meio milhão de alunos espalhados nos 5 continentes, em 136 países. Trata-se assim do maior projeto pedagógico de difusão de uma língua estrangeira no Planeta. Concebida por intelectuais franceses como Jules Verne, Louis Pasteur e Ernest Renan, sob o impulso do Ministério da Instrução Pública, comandado por Jules Ferry, a Aliança Francesa de Paris, gestadora do projeto, foi criada, como associação, em 21 de julho de 1883 e aberta oficialmente em 10 de mars de 1884.

Em Alagoas, além dos cursos regulares, a Aliança Francesa oferece serviços como tradução, viagens de intercâmbio à França, aulas de teatro, concursos de poesia e fotografia, cursos "à la carte", orientações para viagem ao exterior e aprendizado do português para estrangeiros.

Sobre o Cônsul - Jérémie Faucon é um diplomata francês e exerce, interinamente, o cargo de Cônsul Geral da França em Recife para o Nordeste desde novembro de 2022, tendo chegado ao Brasil em setembro de 2020. Foi também chefe da Seção Consular da França em Abuja (Nigeria) de 2016 a 2020; Redator para Recursos Humanos em Paris de 2013 a 2016; Consul-Adjunto em Praia (Cabo Verde) de 2010 a 2013; Vice-cônsul em Suva (Fiji) de 2006 a 2010; e Redator para ação Humanitária em Paris de 2002 a 2006.

Sobre o evento - Rony Ferreira já dividiu palco com ícones da música instrumental brasileira. Foi idealizador e condutor da MCZ Big Band, que durou por 5 anos, além de ter sido 1º trombone solista e chefe de naipe da Orquestra de Câmara da Universidade Federal de Alagoas por 12 anos. Neste espetáculo, ele se junta à sua banda e à cantora Ana Gal para reproduzir clássicos do jazz e da bossa nova francesa.

O evento é produzido pela Prática Cultural Produções e tem os importantes apoios da Almagis, da Sococo, da Solara e da empresa Marcio Raposo Imóveis.

Ficha Técnica:

Evento: Jazz nos 71 anos da Aliança Francesa de Maceió

Local: Terruá - Empório do Vinho e Bar, na Ponta Verde

Data: 14 de maio às 10:00 da manhã

Contato: (82) 99183- 3939 – Prática Cultural Produções

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Dupla Zé Neto e Cristiano volta aos palcos e confirma presença no réveillon Celebration As Casadas Solteiras: Livre adaptação da clássica comédia de Martins Pena chega aos palcos maceioenses Murro em ponta de faca: adaptação livre da obra de Augusto Boal chega aos palcos da capital alagoana "Único hotel sem mosquitos": exposição conta a história de Maceió através da hotelaria