Ascom Fecomércio
Conhecida internacionalmente como potência econômica, a China tornou-se o destino certo para os que desejam impulsionar seus comércios. Aos empresários alagoanos, surge uma nova oportunidade de prospectar negócios com esse grande mercado. É que a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) apresentará na próxima quinta-feira, dia 1º de agosto, às 10h, no Senac Poço, a programação de sua segunda edição da Missão Empresarial à China, realizada em parceria com o Sebrae Alagoas.
LEIA TAMBÉM
Em abril passado, a Federação realizou a primeira Missão com destino ao país asiático. O grupo foi formado por representantes de 16 empresas. Destas, sete firmaram U$D 400.000,00 em negócios com compras na modalidade Free On Board (FOB), que é quando o vendedor das mercadorias se responsabiliza por elas até o momento em que são coletadas ou redespachadas, ficando o destinatário responsável pelo custo do transporte a partir daí. Nacionalizado, o valor projetou R$ 3 milhões na economia, segundo o consultor de Comércio Exterior da Fecomércio, Luizandré Barreto.
O volume financeiro movimentado contou com a participação do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que na época firmou parceria com a Fecomércio para acesso às linhas de crédito com prioridade na tramitação interna para atender a demanda em face do tempo da viagem.
Para a Missão que acontecerá de 11 a 22 de outubro, a perspectiva é de movimentar USD 325.000,00 em FOB, nacionalizado R$ 2,4 milhões. O grupo visitará a 1ª fase da Canton Fair, contemplando produtos dos segmentos de bicicletas e acessórios; computadores e periféricos; eletrodomésticos; equipamentos de comunicação; ferramentas manuais e elétricas; lâmpadas, luminárias e afins; louças e metais sanitários; máquinas de pequeno porte; material de construção e decoração; produtos elétricos e eletrônicos, entre outros.
CANTON FAIR E YIWU
Reunindo mais de 150 mil tipos de produtos chineses, a Canton Fair existe há mais de 60 anos e atrai cerca de 24 mil empresas do comércio exterior, além de empresários de todo o mundo. São duas edições anuais, uma em abril e outra em outubro, numa área de mais de 1 milhão de metros quadrados divididos em três pavilhões. Todos os produtos comercializados na feira possuem certificado de origem.
Além da Canton Fair, a comitiva alagoana também visitará a cidade de Yiwu. Localizada no sudeste da China, o local é conhecido internacionalmente pelos preços baixos e pela oferta de 1,8 milhão de produtos diferentes, atraindo comerciantes de várias partes do mundo. Com cinco megacentros de compras, 75 mil lojas e circulação diária de 200 mil pessoas, o centro exporta 65% dos produtos no mundo.
SERVIÇO
Lançamento da Missão Empresarial à China |De 11 a 22 de outubro
Data: 1º de agosto
Hora: 10h
Local: Senac Poço (Rua Pedro Paulino, 77)
Informações: 82 3026-7200
LEIA MAIS