Com agências
A polícia prendeu nesta segunda-feira (29), em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, José Maria Pedro Rosendo Barbosa, condenado pelo assassinato do promotor de Justiça Thiago Faria Soares, em outubro de 2013. O fazendeiro era procurado desde fevereiro, quando fugiu da Penitenciária Barreto Campelo, na Ilha de Itamaracá, em Pernambuco.
LEIA TAMBÉM
O secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, anunciou a prisão em entrevista à Rádio Jornal, na manhã desta segunda.
Zé Maria, como é mais conhecido, e outros seis detentos conseguiram fugir durante um resgate e uma intensa troca de tiros na penitenciária. Um sargento da Polícia Militar que tentou impedir a fuga, foi baleado na cabeça e morreu.
Foto: PC/PE |
A morte do promotor
O assassinato do promotor Thiago Faria ocorreu em outubro de 2013, na rodovia PE-300, no Agreste de Pernambuco. A motivação, segundo a investigação, teria sido uma disputa por terras. Na época do julgamento, o MPF explicou que Faria atuou de maneira incisiva na imissão de posse da Fazenda Nova, onde Zé Maria morava e que foi desapropriada em favor de Mysheva Martins, noiva do promotor, que arrematou 25 hectares da fazenda, incluindo a casa-sede, em um leilão da Justiça Federal.
Em outubro de 2016, o fazendeiro foi condenado a 50 anos e 4 meses de reclusão em regime fechado por homicídio doloso contra o promotor, e pela tentativa de homicídio contra Mysheva Martins e Adautivo Martins, tio dela, que estavam no local do crime.
LEIA MAIS