Deisy Nascimento
LEIA TAMBÉM
Hoje eu vou falar no blog sobre um alimento muito comum nas casas brasileiras e as dúvidas se ele pode ou não pode ser dado ao seu doguinho. O pão é gostoso e muitas famílias comem diariamente, mas a pergunta que não quer calar, o cão pode ou não pode comer pão?
Gente, em geral pode sim! Entretanto, ele deve ser oferecido com moderação para evitar que seu pet engorde. Lembrando que o pão NÃO substitui a ração que vem com todos os ingredientes que o cãozinho precisa para ter uma vida saudável.
Reforço que esse alimento poder ser ofertado, mas com limites, afinal ele é muito rico em carboidratos, o que é sinônimo de energia pura! Por isso, ele não irá oferecer muitos nutrientes ao seu pet, mas trará uma boa dose de energia. Importante falar que, por ser carboidrato, o pão em excesso na dieta poderá levar o seu pet a ganhar mais peso e, se o consumo for muito frequente, o animal tende a desenvolver um quadro de obesidade.
Você só poderá oferecer pão ao seu doguinho em pequenas quantidades e de forma esporádica. Não é recomendado, por exemplo, oferecer mais que uma fatia de pão por dia. Atente-se à essa regrinha para evitar problemas!
ATENÇÃO: Evite adicionar outros acompanhamentos ao pão, como manteigas e geleias. Isso pode aumentar as calorias do alimento e prejudicar a saúde do seu pet. Outra coisa importante é evitar pão com passas e frutas cristalizadas ou com doces como chocolates, de coco, pois pode levar o cão a ter diarreia.
Outra restrição é que você não deve oferecer massa de pão crua. Ela irá “cozinhar” no estômago do seu cãozinho, levando o seu sistema gastrointestinal a inchar e a absorver gases do processo de cozimento que não são saudáveis para o organismo.
A Larissa Alves, zootecnista, especializada em alimentação natural para cães e gatos, reforça que apesar do pão comum não ser um alimento tóxico, ele não é adequado para alimentação dos cães. “Por ser uma fonte de carboidrato com alto índice glicêmico, ele pode trazer prejuízos a longo prazo para a saúde do seu pet. Ao invés disso, pode-se oferecer petiscos naturais que contribuem nutricionalmente, sem comprometer a saúde do seu cão”, disse.
Reforço a necessidade de levar seu pet ao veterinário, caso ele apresente alguma intoxicação. Lembro, ainda, que manter a saúde do pet em dia ajudará a prevenir diversas doenças.
LEIA MAIS
De quanto em quanto tempo o cão e o gato podem tomar banho? Programa de Apoio aos Animais promove Feira de Adoção Você sabia que dormir com um cão pode trazer vários benefícios? Quais os cheiros que os cães não suportam?