Revista Quem
Faustão, que está internado devido a um quadro de insuficiência cardíaca, atualmente espera na fila do SUS por um coração novo, para ser submetido a um transplante. O tempo de espera, no entanto, pode ser de 12 a 18 meses no Brasil.
LEIA TAMBÉM
O estado de São Paulo tem cerca de 40 mil pessoas na fila, que não é organizada somente por tempo, mas por gravidade e outros fatores, que incluem o tipo sanguíneo do paciente. Como Faustão teve agravamento no quadro, teria indicação de prioridade, mas ainda assim deveria respeitar a fila do SUS, que é o único sistema responsável por transplantes no país, respondendo pela rede pública e privada.
Para 'fugir' da fila do transplante, o apresentador poderia tentar realizar o procedimento em outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, ele ainda assim entraria em processo de espera pelo coração, mas no país ele demoraria cerca de 5 meses para tal, um total de 7 meses a menos do que no Brasil.
O valor do transplante nos Estados Unidos, no entanto, não é dos mais amigáveis; o procedimento pode chegar a mais de US$ 1,6 milhão, o equivalente a mais de R$ 8,1 milhões segundo cotação atual, sem contar o valor coberto pelos seguros de saúde comercializados por lá, segundo relatório de 2020 da empresa Milliman.
Faustão passa por diálise enquanto espera pelo coração
Na fila do transplante, Faustão segue internado no Hospital Israelita Albert Einstein. Atualmente ele se encontra sob cuidados intensivos por conta do agravamento de seu quadro de saúde e, segundo boletim médico divulgado no domingo (20), ele vem recorrendo a tratamentos e procedimentos.
"O paciente está em diálise e necessitando de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração", dizia o boletim.
LEIA MAIS