Redação
LEIA TAMBÉM
Olhos curiosos e atentos às recomendações, e mão na massa! Assim foi iniciada a Oficina de Hambúrgueres e Molhos artesanais para pessoas com Down promovida pela Faculdade FAT na última quarta-feira (21.3), na Unidade Barro Duro, em parceria com o Instituto Amor21. O evento celebrou o Dia Internacional da Síndrome de Down e reuniu 20 jovens que foram recepcionados pelos professores e alunos do curso de Gastronomia da FAT.
Ao longo da oficina, os alunos sovaram a massa do pão, cortaram tomate e alface, e prepararam os hambúrgueres e os molhos a fim de montar os sanduíches para, então, degustarem. “A FAT mantém essa parceria com o Instituto Amor21 há anos e, por meio da oficina de hoje, reforça que não há limites para quem tem vontade de aprender”, destaca Mário César Jucá, Presidente da instituição.
Ana Clara dos Santos, 18, era uma das alunas mais animadas. “A parte mais legal foi preparar a massa. Não vejo a hora de fazer o lanche para a minha família”, disse a jovem. Para a mãe dela, Beatriz dos Santos, a oficina foi importante para reforçar que a filha precisa ter um pouco mais de independência. “Aprender a manipular e preparar a própria comida, sob a nossa supervisão, é fundamental para a conquista da autonomia”, salientou.
Para a Diretora do Instituto Amor 21, Karina Sampaio, é importante mostrar para sociedade que a pessoa portadora de Síndrome de Down também está apta a ser inserida no mercado de trabalho. “Nossa parceria com a FAT tem o objetivo de mostrar os caminhos que nossos jovens podem seguir. Eles amam aprender algo novo, estavam ansiosos pela oficina’’, revelou ela. Bruna Moura, 22, confessou estar ansiosa para aprender a preparar e, em especial, para provar o hambúrguer. “Eu gostei muito da aula e, mais ainda, de degustar a receita”, brincou.
Para os alunos do curso de Gastronomia, que atuaram como monitores, a oficina foi uma experiência única. “Foi um momento diferente, um desafio prazeroso. Aprendi muito com eles’’, ressaltou a aluna do 1º período, Bárbara Cavalcante. Para a coordenadora do curso de Gastronomia da FAT, Tina Purcell, a aula foi um momento maravilhoso para todos os que participaram. “Esse é o terceiro ano consecutivo que a área de Gastronomia da FAT comemora a data com o (Instituto) Amor21. E a oficina dessa tarde foi muito especial para toda nossa equipe’’, finaliza.
LEIA MAIS