Familiares de pacientes reclamam de demora na realização de cirurgias no HRAS

Publicado em 22/12/2022, às 17h54
Reprodução -

Ana Cecília Oliveira*

Familiares de pacientes internados no Hospital Regional Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia, relataram à reportagem do TNH1, na tarde desta quinta-feira (20), uma longa fila de espera para realização de cirurgias, além de falta de medicamentos e material na unidade hospitalar.

LEIA TAMBÉM

Uma das pacientes é Josefa da Silva, de 75 anos, que está à espera de uma cirurgia no fêmur. Em entrevista ao TNH1, a neta da paciente, Maria Suely, que acompanha a avó na unidade hospitalar há mais de 15 dias, se queixa da falta de medicamentos e materiais para cirurgia.

"A minha avó há mais de 15 dias esperando uma cirurgia do fêmur. Além de gestante, e sou mãe de dois filhos. Até agora não saiu a cirurgia da minha vó, e hoje fui informada que o material que ela precisa não tem pelo SUS", descreveu.

Em um vídeo encaminhado à reportagem, Maria Suely registrou toda a situação vivida pela avó. Veja:

Outra paciente que enfrenta uma longa fila de espera para cirurgias na unidade hospitalar é Jackson da Silva Souza, de 20 anos. Jackson está internado há um mês e também aguarda um procedimento cirúrgico no fêmur.

"Meu marido sofreu um acidente e está precisando fazer uma cirurgia do fêmur. O hospital diz que não tem material. Quero saber o que o governo está fazendo com a verba daqui, tem outros pacientes na mesma situação, esperando cirurgia e até agora nada. Ele está sofrendo muito com a dor, e eles falam que é pra aguardar. Não foi dado nenhuma previsão da chegada do material chegar e nem foi divulgado uma possível data para a realização da cirurgia", descreveu Tayná Siqueira, esposa de Jackson.

O HRAS foi aberto à população recentemente, e foram investidos cerca de R$ 35 milhões na sua construção. Durante a pandemia, a unidade hospitalar tratava casos exclusivos de Covid-19, e em março deste ano ela foi reaberta para atender casos de urgência e emergência, incluindo casos de alta complexidade. 

TNH1 entrou contato com a Assessoria de Comunicação do Hospital e aguarda o posicionamento para acrescentar na matéria.

*Estagiária sob orientação da editoria

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Sesau orienta como prevenir doenças mais comuns durante verão Governo de Alagoas antecipa pagamento de 13º salário para servidores públicos e pensionistas Vídeo falso de onças em Alagoas circula nas redes sociais; entenda Médica alagoana que morreu em incêndio na Tailândia será sepultada nesta sexta-feira (10)