TNH1 com TV Pajuçara
Familiares de Luiz Davi Dias dos Santos, o menino de 10 anos vítima de descarga elétrica ao tocar em poste de iluminação pública no Centro de Maceió, estão sendo ouvidos pela Polícia Civil de Alagoas nesta segunda-feira (14). O delegado Leonardo Assunção está à frente da investigação do caso.
LEIA TAMBÉM
Luiz Davi ficou gravemente ferido ao ser eletrocutado enquanto brincava com os primos na Praça dos Martírios, no dia 23 de janeiro deste ano. Ele estava acompanhado da tia e teria sido reanimado por guardas municipais. No mesmo dia, ele deu entrada no Hospital Geral do Estado (HGE) em estado considerado grave.
Segundo a polícia, as primeiras pessoas que vão prestar depoimento são a mãe e a tia da criança. À reportagem da TV Pajuçara, a mãe contou que a família está muito abalada e espera por Justiça.
A mulher disse ainda que teme por sequelas graves, já que os médicos teriam passado para ela que o menino não tem falado e reagido a outros estímulos. A família também tem o receio de que Luiz Davi não recupere a movimentação das pernas.
Na última semana, o HGE comunicou a melhora do menino após mais de 15 dias de internação na UTI da unidade. A criança havia sido extubada, isto é, retirado do tubo de oxigênio, e agora respira sem ajuda de aparelhos. Ela não corre risco de morte.
Tia cuidava da criança no momento do choque - A tia da vítima afirmou, também à reportagem, que tomava sopa na praça quando observava a criança com os filhos dela, enquanto brincava na área de lazer.
Ela relatou que percebeu o momento em que o menino sofreu a descarga quando teria ido abraçar o poste, numa brincadeira, e ficou com os dois braços "colados" na estrutura. Em desespero, a mulher deu dois chutes para tirá-lo do contato com o poste.
O que diz a Sima - A Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima), que é responsável pelo poste, informou que o incidente foi causado, possivelmente, pelo furto de cabos, ação de vândalos que coloca em risco a segurança da população e o convívio social.
Leia a nota na íntegra:
"A Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública informa que imediatamente após a ocorrência enviou técnicos ao local que constataram que houve a escavação e remoção do piso de forma criminosa por parte de vândalos, já que os fios de iluminação são colocados de forma subterrânea e em distância segura do solo.
A Sima ressalta também que na vistoria foi constatado que os postes da região, inclusive o do acidente, não estavam com vazamento de corrente elétrica e que, provavelmente, a criança pisou em cabo retirado de forma criminosa e sofreu uma descarga elétrica. A Superintendência se solidariza com a família da criança e está à disposição para esclarecimentos.
O órgão estuda formas de reforçar a fiscalização dos postes de iluminação pública e lembra que a população pode ajudar informando casos de fios caídos ou rompidos por meio do Disque Luz no 0800 779 2000, com ligação gratuita, ou pelo WhatsApp (11) 99694-2431. Esse tipo de demanda é tratada com urgência na Superintendência".
LEIA MAIS