Família de menino com atrofia muscular consegue suporte ventilatório após campanha de doação em AL

Publicado em 08/08/2023, às 15h32
Reprodução -

Ana Cecília Oliveira*

Após a campanha de doações, que teve início há aproximadamente um mês, a família de Ruan Miguel Souza dos Santos, menino de apenas 5 anos, conseguiu arrecadar o dinheiro necessário para a compra do aparelho "Bipap", de suporte ventilatório. A criança, moradora de Taquarana, sofre com a doença Atrofia Muscular Espinhal (AME), estava internada no HGE e precisava continuar com os cuidados médicos em casa. Para isso, os familiares, que não tinham recursos financeiros, dependiam de cerca de R$ 30 mil para conseguir o aparelho.

LEIA TAMBÉM

No dia 4 de julho, o TNH1 ouviu a mãe do pequeno, dona Ana, e publicou seu relato, compartilhando sua história e de seu filho, para dar visibilidade à causa. Na ocasião, enquanto a criança ainda estava internada no hospital, ela contou que deixou de trabalhar para cuidar do filho e que o esposo "vive de bico", e nem todo mês a família tem a renda esperada para suprir as necessidades de Ruan.

Dona Ana entrou em contato com a reportagem do TNH1, nesta terça-feira, 8, e compartilhou que as doações da população a fizeram comprar o aparelho para Ruan, como também montar um novo quarto para o menino. "Agradeço a todos que doaram, de coração. Meu filho está em casa, graças a Deus, e graças a reportagem que conseguiu arrecadar o dinheiro para o aparelho e a reforma do quarto dele, muito obrigado a todos."  

Campanha de arrecadação - Com a campanha, a família arrecadou o dinheiro suficiente para ajudar o menino que estava internado pela segunda vez no Hospital Geral do Estado por complicações causadas pela AME, uma enfermidade rara, degenerativa e que interfere na capacidade do corpo de produzir uma proteína essencial para a sobrevivência dos neurônios motores. 

Ana Lúcia e Ruan mandaram um vídeo para ilustrar a felicidade da nova conquista. Na gravação, em festa, mãe e filho mostram o novo aparelho, e o novo quarto reformado graças à ação. 

Veja o momento:

*Estagiária sob supervisão

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Criança de dois anos, vítima de capotamento na Serra da Barriga, recebe alta médica MP instaura procedimento para investigar violência obstétrica durante parto em hospital de AL Cerveja e café com própolis viram atração na 1ª Feira da Agricultura Familiar de Alagoas Comenda Luiz José do Monte Vasconcelos é entregue post mortem aos famíliares do empresário