Falta de seguro transforma festas e eventos dos sonhos em prejuízo

Publicado em 26/08/2017, às 08h26

Redação

Flores escolhidas de acordo com a época e cores que combinem com o tema. Ao ar livre ou indoor? Qual cardápio será servido? Orquestra ou DJ? Convites personalizados ... São tantos os detalhes para a festa idealizada que seria impensável algo dar errado na hora de contratação de serviços como cerimoniais, buffets e decoração para o grande dia, seja casamento, aniversário ou formaturas.

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Em Alagoas, 31 denúncias no Procon estadual – nos últimos 18 meses - relatam histórias de sonhos desfeitos por conta de serviços não prestados. Além da decepção, o prejuízo, considerando que as vítimas não tinham seguro ou qualquer tipo de garantia de ressarcimento.

O problema não é apenas em Alagoas. O TNH1 conversou com o representante dos estudantes de enfermagem de São Luís, no Maranhão, vítimas de um engodo que ficou conhecido nacionalmente. No último dia 12, na festa de formatura, formandos e convidados foram recepcionados com um cardápio que incluía guaraná ao invés do espumante prometido, e até macarrão instantâneo, o famoso “miojo”, no cardápio.

As histórias que você confere nesta reportagem mostram como a ansiedade de se realizar o sonho de uma grande festa acaba atropelando a cautela de se fazer um seguro para festas e eventos, uma cultura que começa a despertar na sociedade, depois de muitos casos de revolta, prejuízos e lágrimas.

Organizadora de casamento desaparece no dia do “sim”

Em setembro de 2014, a administradora de empresas e Recursos Humanos, Fabíola Lira, e seu então noivo, contrataram os serviços da Conde Ferreira, administrada por Leandra Ferreira, para realizar seu casamento. O casal pagou à vista R$ 8 mil, com a garantia de que tudo estaria perfeito, seis meses depois, em março de 2015, mês escolhido para o matrimônio.

De acordo com Fabíola, ela fez uma pesquisa e conversou com clientes anteriores para ter certeza de que estaria contratando uma boa empresa. “Em nosso contrato fiz questão de deixar claro cada detalhe, tudo foi planejado com muita antecedência e por isso não deixei passar quase nada”, relembrou.

O casal não sabia, o entanto, que poderia ter exigido da Conde Ferreira um seguro para Festas & Eventos, que daria cobertura para o caso do não cumprimento de algum item acordado no contrato firmado.

“No fim de 2014 vi pelas redes sociais uma noiva reclamando dos serviços prestados pela Conde e fiquei com a pulga atrás da orelha”, contou Fabíola. “Em janeiro de 2015, outro casamento dramático, com direito a vídeo mostrando convidados comendo pizza e noivos chorando, me desesperou”, disse aflita, a administradora. “Se eu soubesse que poderíamos ter recorrido a um seguro que cobrisse qualquer tipo de dano, teria exigido antes de fechar com a empresa”, lamentou.

Como a noiva mais temia, no dia do seu casamento a responsável pela festa, decoração e buffet, Leandra Ferreira, desapareceu. Por sorte, a família se antecipou e, por precaução, recontratou todos os serviços com outros prestadores temendo que no dia da festa eles ficassem na mão. “Pagamos mais R$ 14 mil pelos mesmos serviços e decoração, porque fizemos às pressas, em cima da hora”, calculou a vítima.

Fabiola e esposo denunciaram empresa de eventos (Imagem: TNH1)

Um mês após seu casamento, em plena lua de mel, Fabiola e o esposo iniciaram uma verdadeira peregrinação para tentar reaver o valor entregue à Leandra. “Prestamos queixa juntamente com outros noivos que passaram pela mesma situação e até hoje, apesar dela jurar que iria ressarcir a todos, isso nunca aconteceu”, lamentou.

O sonho de ver uma festa de casamento ou grande evento acontecer geralmente tem um custo. E não costuma ser nada barato, considerando que há uma tendência de tornar a comemoração um verdadeiro espetáculo para presentear não só os personagens principais, mas também seus convidados.

“É aí que tanto empresas que prestam serviços como clientes que as contratam precisam ter conhecimento do seguro para Festas & Eventos, no momento da contratação”, aconselhou o corretor Djaildo Almeida.

No ramo há quase 20 anos, o consultor explica que o seguro específico visa garantir desde a instalação e montagem de estruturas, decoração, buffet e até o não comparecimento do artista contratado para cantar na festa. “É um dispositivo muito abrangente que pode ser contratado por pessoa física ou jurídica”, observou Djaildo.

Fabíola e o marido, assim como outros casais que contrataram a Conde Ferreira, nunca foram ressarcidos. “Sempre procuramos por Leandra, mas ela parece ter desaparecido de Maceió”, lamentou a administradora.

CASAMENTO QUE TERMINOU EM PIZZA

Um dos casos que mais chocou Fabíola foi de amigos que no dia do casamento estavam desesperados. Poucas horas antes parentes e amigos tentavam improvisar flores e decoração do espaço escolhido.

Após a cerimônia, com o não comparecimento da estrutura do buffet contratado pela empresa, os próprios padrinhos compraram pizza para servir os convidados. Tudo foi registrado por vídeo, inclusive o pranto do casal, frustrado, em um dia que deveria ser repleto de alegria.

Corretor Djaildo Almeida explica vantagens em se contratar seguro (Foto: Reprodução TV Pajuçara)

O CASO “MIOJO”: BUFFET SERVE MACARRÃO INSTANTÂNEO PARA 500 CONVIDADOS

Uma confusão na festa de formatura de estudantes do curso de Enfermagem, realizada no último dia 12 de agosto deste ano em São Luis (MA), teve repercussão nacional depois que a empresa contratada pela comissão dos formandos serviu guaraná ao invés de espumante durante o brinde, e macarrão instantâneo, como parte do Buffet, gerando revolta entre os mais de 500 participantes da comemoração.

Em contato com o proprietário do salão de eventos Casa Branca, Luis Antonio da Cunha, a reportagem do TNH1 foi informada que o espaço foi alugado pela empresa “Momento Único”, que também ficou responsável pela decoração, músicas e buffet do evento. “Não tivemos graves prejuízos na estrutura do salão de festas, mas lamentamos a frustração dos nossos clientes”, disse Luis Antonio.

Ainda de acordo com o proprietário, a Casa Branca não possui seguro para resguardar a estrutura ambiente. “Cobramos uma taxa de caução em contrato e, caso aconteça algo que cause um prejuízo maior, cobramos à parte”, esclareceu.

Em nota, a comissão dos recém-formados lamentou o ocorrido e explicou que foram 31 formandos os contratantes e que a empresa estava ciente, inclusive, da quantidade de convidados que participariam da comemoração.

Desde o início o serviço não foi prestado da forma devida, seja por atraso no cerimonial e início da música ambiente, passando pela substituição do espumante por guaraná e falha no serviço de jantar no qual não foi oferecido o que constava em contrato”, citou ainda o documento.

Veja vídeo feito no local:

Seguro de Responsabilidade Civil pode tornar-se obrigatório

Competições esportivas, casamentos, formaturas, shows, festivais de música em espaços abertos ou fechados, peças de teatro e até circo. Em todos estes casos e em tantos outros que reúnem certa quantidade de pessoas, o seguro básico, ou de Responsabilidade Civil, pode ser aplicado. Este tipo de seguro está embutido no seguro de festas & eventos.

Para o professor e coordenador da Escola Nacional de Seguros nos cursos de Administração e Tecnologia, José Antonio Varanda, a obrigatoriedade de seguros que garantam indenização a clientes é uma questão de tempo. “O Seguro de Responsabilidade Civil é essencial para ambientes onde um grupo de pessoas esteja reunido, talvez o mais importante deles”, opinou o professor.

CAPITAL DOS EVENTOS DESPERTA PARA A PRÁTICA DO SEGURO

Nos últimos anos, Maceió tem sido cenário de grandes eventos realizados em datas de grande concentração de turistas, como o Réveillon. São festas que possuem não só serviços diferenciados e atrações nacionais, mas também garantem aos clientes a segurança de ter cobertura total no caso de algo sair errado.

Robson Rodas, superintendente de um dos mais tradicionais shoppings da capital, que costuma realizar festas e show não só dentro do centro de compras como também no estacionamento, comenta que não abre mão do seguro, principalmente quando a concentração de pessoas é grande.

Zé Ramalho fez show em shopping com cobertura de seguro (Foto: Maceió 40º)

“A contratação de seguro é um das primeiras etapas a ser concluída quando trazemos um evento para o Maceió Shopping. A atração pode ser na área interna ou externa, caso seja considerada de grande porte ou dedicada a um público vulnerável – como crianças –, a programação só é aberta quando a estrutura está segurada. É uma garantia entre cliente e empresa, para que ambos sejam amplamente beneficiados diante de um imprevisto”, garantiu Rodas. 

SEGURADORAS PERCEBEM CRESCIMENTO DO MERCADO

O gerente sucursal da Porto Seguro em Alagoas, Gabriel Baiocco, confirma que a busca pelo produto que garanta a tranquilidade de eventos tem aumentado nos últimos anos, mas ainda é possui um crescimento tímido considerando o número de eventos que ocorreram no estado no mesmo período.

“Os prestadores de serviço precisam ver a contratação do seguro como um diferencial a ser apresentado a seus clientes”, opinou o segurador. “É uma garantia real de que o cliente pode ficar tranquilo quanto ao que foi contratado e isso pode fazer a diferença no momento em que o contratante vai decidir qual empresa será a realizadora de seu sonho”, finalizou Baiocco.

Seja uma pequena cerimônia ou um grande acontecimento, o que está em jogo é um momento que não terá como ser reescrito na vida das pessoas que contratam os serviços. Muitas vezes, fruto de muito trabalho e renúncias, o dinheiro economizado pelos contratantes desce pelo ralo, deixando um rastro de indignação e frustração que só será superado com o tempo.

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