Faixa em Fortaleza ilumina com passagem de pedestres

Publicado em 28/03/2023, às 15h07
Daniel Calvet / Prefeitura de Fortaleza -

g1

Fortaleza receberá uma nova faixa que ilumina pedestres durante travessia em faixa. O sistema foi instalado no cruzamento da rotatória da Praça Portugal com a Av. Dom Luís, no Bairro Aldeota.

LEIA TAMBÉM

A escolha do local, segundo a Prefeitura de Fortaleza, se deve à intensidade do tráfego e circulação de veículos em curva, que pode afetar a visibilidade do condutor sobre o pedestre. No trecho, há também um semáforo veicular com estágio para pedestres.

"Enquanto a população faz a sua parte, respeitando as normas de circulação, devemos atuar enquanto poder público, implementando ações inovadoras, que podem reforçar a segurança viária e somar ao que temos desenvolvido nos últimos anos para reduzir acidentes e promover a mobilidade mais segura”, disse Antônio Ferreira Silva, superintendente da AMC.

Como funciona - O sistema possui um conjunto de luzes acionado por inteligência artificial que identifica a presença humana em faixa de pedestres. A partir do movimento de passagem, a iluminação dinâmica é ativada, lançando feixes de luz sobre quem caminha, do início à conclusão da travessia.

O sistema ainda pode iluminar de forma independente pedestres que transitam em sentidos opostos na faixa, aumentando a visibilidade de quem faz o percurso a pé e chamando a atenção do condutor.

“Nossa expectativa é que a iluminação dinâmica aumente significativamente a velocidade de resposta visomotora dos motoristas para que eles tenham a capacidade de frear a tempo e evitar atropelamentos”, contou Lélio do Vale, coordenador da Central da Mobilidade para a Preservação de Vidas no Trânsito da AMC.

O sistema também registra o fluxo de pedestres e possui uma câmera acoplada, que permite monitorar e supervisionar como é desenvolvida a travessia, se na faixa ou fora dela.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após crise de ciúmes, esposa mata marido policial em Fortaleza MPT resgata 163 operários chineses em condições de escravidão na Bahia Turista de SP morto em Jericoacoara foi confundido com membro de facção rival, diz polícia Estilista morre em incêndio no apartamento onde vivia no Ceará