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Uma das dúvidas sobre a implementação do BRT, sigla para Bus Rapid Transit (Trânsito Rápido de Ônibus, em português), em Maceió é como ficará a faixa azul, corredor prioritário do transporte público que fica à direita das principais vias da cidade. Em vídeo divulgado nesta sexta-feira, 12, o prefeito de Maceió, JHC, falou sobre o assunto.
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"Essas faixas dedicadas e exclusivas serão no canteiro central. Portanto, vão liberar a faixa da direita, o que impedia muitos carros de pararem por medo de serem multados. Vai ficar muito mais confortável para quem anda de ônibus. E para ter acesso à estação? Vamos fazer a passagem nivelada com todos os cuidados necessários para que as pessoas possam ter acesso a essas estações com conforto e segurança ao longo da Fernandes Limas e Durval de Góes Monteiro para poder absorver toda essa demanda dos nossos usuários".
Serão 14 km de faixa exclusiva para os ônibus do BRT Maceió no principal corredor de transportes da Capital, formado pelas avenidas Lourival de Melo Mota, Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima. O espaço ficará à esquerda da via, junto ao alinhamento do canteiro central. O investimento de mais de R$ 2 bilhões foi anunciado no início deste mês.
"Será feita de maneira gradual e somente quando a faixa da esquerda estiver toda pronta para receber as primeiras linhas do BRT Maceió. Então, não vai ser de imediato. Hoje temos a faixa da direita que tem muita interferência e atrasa o tempo de viagem dos ônibus, pois tem carros que precisam fazer a conversão à direita e pegar a faixa de ônibus antes, tem via que precisa entrar em um lote ou estacionamento e pega a faixa da direita. Quando fizermos a mudança para a faixa da esquerda, ninguém mais vai usar essa faixa, somente os ônibus do BRT. Neste momento, quando estiver pronto para usar a faixa da esquerda só para os ônibus, a gente extingue a chamada faixa azul, a faixa preferencial de ônibus à direita", explicou André Costa, diretor-presidente do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito, ao Fique Alerta.
O sistema contará com nove linhas saindo do Terminal de Integração do BRT - Eustáquio Gomes, Benedito Bentes, Clima Bom e Chã da Jaqueira, além de 63 linhas alimentadoras, com saídas programadas para todos os bairros da cidade. Durante o percurso, os ônibus irão passar por todas as 23 estações do BRT, com intervalo médio de 5 minutos entre as viagens.
Terminal do Eustáquio Gomes e Estações - Situado às margens da Avenida Lourival de Melo Mota, o Terminal de Integração do BRT Maceió - Eustáquio Gomes será o centro administrativo do sistema. O equipamento será o principal ponto de partida para as viagens com destino ao Centro, Trapiche da Barra e à Ponta Verde. Serão 23 mil m² de área total e 600 m de plataforma útil.
O equipamento contará com tecnologia de ponta, câmeras de videomonitoramento, telões informativos para que os usuários consigam visualizar seus respectivos veículos, além do Centro de Controle Operacional, linhas de fibra óptica dedicadas ao BRT, equipamentos e softwares, toda tecnologia para tornar o sistema ainda mais prático.
Além do terminal, o sistema contará com 23 estações, distribuídas pelas avenidas Lourival de Melo Mota, Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima. Cada estação será equipada com telas e painéis informativos, mostrando o tempo de chegada dos ônibus. O acesso será feito com validador, por catracas e pelas entradas acessíveis para PCDs. Todas as estações ficarão à esquerda da via, junto ao alinhamento do canteiro central. O sistema contará ainda com os pontos de parada para as linhas alimentadoras.
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