Faculdade oferece atendimento gratuito para declaração de Imposto de Renda no fim de semana

Publicado em 03/05/2024, às 10h03
Freepik -

Assessoria

Até a última quita-feira (02/05), mais de 175 mil alagoanos já tinham entregado a declaração do imposto de renda e a expectativa da Receita Federal é receber outras 175 mil até o fim do prazo, em 31 de maio. Aqueles contribuintes que ainda tem dúvidas na hora de acertar as contas com o leão podem buscar atendimento no Maceió Shopping, neste final de semana. Em parceria com o curso de Ciências Contábeis da Faculdade Estácio, será realizada neste sábado (04/05), um mutirão de atendimento para Declaração do Imposto de Renda.

LEIA TAMBÉM

O tira-dúvidas será conduzido por professores e alunos da instituição que na oportunidade irão orientar sobre a necessidade ou não da declaração, além de fazer junto com o contribuinte todas as etapas exigidas pelo fisco ano base de 2023. Totalmente gratuito, o serviço será oferecido por ordem de chegada, pela manhã e à tarde, em frente a Rommanel, no piso 1. Também haverá atendimento sobre regularização de CPF e informaçõs sobre endividamento,  orientação jurídica com alunos e professores do curso de Direito, além de teste vocacional com acadêmicos de Psicologia.

Segundo Lucas Moura, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Estácio, a dica valiosa para os contribuintes é organizar a documentação das despesas dedutíveis e simular a melhor opção tributária: Declaração Simplificada ou Completa. “Entre as principais dúvidas dos contribuintes estão o preenchimento da declaração e o envio do Imposto de Renda Pessoa Física, a análise da malha, a emissão e a regularização de CPF, CNPJ, Microempreendedor Individual, Simples Nacional e outras ações inerentes ao site da Receita Federal”, explica a professora.

A declaração do IR 2024 pode ser enviada à Receita Federal até o dia 31 de maio. Após o prazo legal, a pessoa está sujeita a multa e restrições no Cadastro de Pessoas Física (CPF). Para participar é necessário que os interessados estejam portando RG, CPF, título de eleitor, informe de rendimentos, comprovante de residência e documentos de aquisição ou venda de imóveis e outros bens; informe de rendimento bancário do ano de 2023, caso possua investimentos como CDB, LCI, LCA, entre outros. Nome completo e CPF dos dependentes e documentos que comprovem as despesas relacionadas a eles também são necessários, como recibos escolares e médicos.

Imposto de Renda: como se proteger de golpes na hora de fazer a declaração

Com a temporada de declaração do Imposto de Renda em pleno vapor, os contribuintes precisam estar alerta não apenas para garantir a precisão das informações enviadas ao leão, mas também para se proteger dos golpes cada vez mais sofisticados, que de maneira falsa, usam o nome da Receita Federal para roubar informações pessoais e financeiras dos contribuintes.

O analista de suporte e professor do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Estácio, Jorge Israel, explica que mensagens telefônicas e de aplicativos são as formas de atuação preferidas desses golpistas. “Eles estão agindo com cada vez mais astúcia, se passando pela Receita Federal de diversas maneiras. Por exemplo, eles simulam e-mails da Receita Federal, replicando o perfil e layout oficial do órgão. Dentro desses e-mails, eles explicam que é hora de fazer a declaração e instruem o contribuinte a baixar um aplicativo falso. O perigo está nos links fornecidos, que direcionam o usuário para sites fraudulentos”, explica.

Ao clicar nesses links, os contribuintes são conduzidos a páginas controladas pelos golpistas, onde são solicitadas diversas informações pessoais, incluindo dados bancários. Uma vez fornecidos, os golpistas ganham acesso total e irrestrito às informações da vítima, colocando-a em risco iminente de roubo de identidade e fraude financeira e podendo gerar, inclusive, prejuízos financeiros graves ao contribuinte.

Para evitar cair nesse tipo de golpe, o profissional recomenda sempre suspeitar de qualquer tipo de mensagem repentina de remetente desconhecido, especialmente se essa mensagem fizer uma cobrança inesperada. Vale lembrar, ainda, que todos os pagamentos à receita são feitos através de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) e não por PIX ou transferência bancária, e que a Receita não envia links de pagamento em suas comunicações e alertas.

"É fundamental ficar atento e não clicar em nenhum tipo de e-mail suspeito. Sempre procure o site oficial da Receita Federal para informações e procedimentos relacionados à declaração do Imposto de Renda”, enfatiza Israel. O profissional alerta, ainda, sobre a importância de consultar fontes oficiais e seguir as orientações de especialistas em segurança digital. “Isso pode fazer a diferença entre a segurança financeira e a vulnerabilidade diante de fraudadores mal-intencionados”, conclui.

Documentos necessários para a declaração:


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Saiba qual será o valor do salário mínimo em 2025 após nova regra do corte de gastos Azeite de oliva vai ficar mais caro ou barato em 2025? Veja cenários INSS divulga calendário de pagamentos para 2025 Governo divulga calendário de pagamento do Bolsa Família 2025