Redação
Atualizada às 11:39
Estava marcada para as 6h da manhã deste domingo (15), a demolição das lojas Gaivota e Imperatriz, de mesma propriedade, no Centro de Maceió. As duas lojas foram totalmente danificadas pelo incêndio ocorrido nessa sexta-feira (13), atingido mais dois imóveis. Mas como até a noite desse sábado, o Corpo de Bombeiros trabalhou na contenção de novos focos de chamas, o trabalho de perícia não pôde ser iniciado.
A demolição total dos imóveis foi cancelada inicialmente, mas depois da preocupação do proprietário da Gaivota em evitar acidentes com pedestres, na possibilidade de a fachada cair, foi autorizada a remoção dos escombros da frente. "Tal medida vai possibilitar a reabertura do trecho interditado do calçadão e a religação da energia", disse o presidente da Associação Comercial. Guido Júnior.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Dinário Lemos, não há mais riscos de desabamentos. "O que oferecia risco foi resolvido. Agora resta o trabalho de rescaldo e perícia. O quarteirão já pode ser liberado" - disse.
As partes mais vulneráveis dos prédios foram derrubadas. O tenente-coronel, Romeiro, responsável pela Superintendência de Perícia do Corpo de Bombeiros disse que , com a derrubada da fachada, não será possível mais realizar a perícia na loja Gaivota. "Foi uma decisão do dono em conjunto com a Associação Comercial. O material que caiu dificulta o nosso trabalho lá" - definiu.
Com o trabalho de limpeza, a expectativa é de ainda nesta segunda-feira (16), o trecho afetado possa ser reaberto ao público.
Veja o vídeo da demolição:
LEIA MAIS