Fábio Bittencourt assume TJAL reafirmando compromisso com a cidadania

Publicado em 15/01/2025, às 18h18
-

Ascom TJAL

“Ao longo da minha trajetória como magistrado, levo comigo a firme convicção de que julgar é, acima de tudo, respeitar a cidadania, o devido processo legal e os direitos fundamentais”, disse o desembargador Fábio Bittencourt ao assumir o cargo de presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).

LEIA TAMBÉM

A posse administrativa da nova cúpula da Corte de Justiça foi realizada nesta quarta (15), na Presidência do TJAL. O desembargador Carlos Cavalcanti assumiu a Vice-Presidência, enquanto o desembargador Celyrio Adamastor Tenório tomou posse como corregedor-geral da Justiça de Alagoas (CGJ/AL).

“Meu propósito é trabalhar ao lado de cada um de vocês [desembargadores], buscando fortalecer a unidade de nossa instituição e robustecer nossos esforços para oferecer uma Justiça cada vez mais célere, acessível e eficaz ao povo alagoano”, destacou o presidente.

Em seu discurso, o desembargador Fábio Bittencourt reconheceu a importância da harmonia e independência entre os três Poderes. “A nossa corte de Justiça estará sempre aberta ao diálogo e à cooperação, respeitando os princípios da impessoalidade e da moralidade”.

Apoio da família e amigos

O novel presidente comentou que o seu compromisso com a sociedade e o Judiciário nasceu do exemplo de seu pai, o desembargador José Agnaldo de Souza Araújo. “Ele me ensinou que a Justiça não se faz apenas com a aplicação das leis, mas com ética e princípios, a quem agradeço por tudo o que fez por mim”.

Fábio Bittencourt também agradeceu o apoio de sua esposa Morgana Maria Fragoso Bittencourt, dos seus filhos Fábio Manoel e José Agnaldo Neto, e suas noras Mayara e Cynthia.

“Obrigado por estar ao meu lado em momentos de alegria e angústia, por dividir a vida comigo e me presentear com os maiores tesouros que possuo: nossos filhos. Os quais me enchem de orgulho e são, para mim, meu refúgio, fonte de amor, esperança e inspiração”, disse.

O desembargador também agradeceu o apoio do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, que enviou um ofício parabenizando a nova cúpula, e a confiança dos desembargadores do TJAL, que elegeram a nova cúpula à unanimidade de votos.

Desembargador Fernando Tourinho

O desembargador Fernando Tourinho revelou que o segredo de sua gestão exitosa foi a priorização do diálogo com seu vice-presidente Orlando Rocha, o então corregedor-geral Domingos Neto e os desembargadores. Para ele, foi uma grande honra conduzir os trabalhos de todos os servidores e magistrados do Judiciário.

“Procurei curtir a Presidência, não ter pressa para sair. Nesse período eu aprendi a sorrir mais, seguindo, inclusive, recomendações médicas. Muitas coisas foram realizadas e agradeço a Deus por deixar um legado de orgulho para todo o Poder Judiciário, legado esse que foi construído graças ao apoio de todos”, disse Fernando Tourinho.

O desembargador Tourinho também agradeceu ao governador Paulo Dantas, à Assembleia Legislativa de Alagoas, aos prefeitos dos municípios de Alagoas que participaram do Moradia Legal e à Prefeitura de Maceió pelas parcerias.

“Estou deixando à Presidência, mas com muita disposição para voltar para a 3ª Câmara Cível e dar sempre o meu melhor. Desejo que os senhores dialoguem, busquem sempre o consenso e tenho certeza de que farão o melhor em prol do Judiciário alagoano”.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

'Game Over': Justiça suspende redes sociais de Influencers Rico Melquiades e Babal Guimarães Justiça condena réu a indenizar vítimas de acidente em Piranhas; van transportava alunos Dino dá 30 dias para governo ter regras para emendas em universidades Justiça condena homem que chamou artista de 'traveco' em post de casa de shows, em Maceió