Exposição “ALas“ reúne desenhos, charge e fotografias de alagoanos

Publicado em 27/04/2016, às 13h02

Redação

A Galeria Gamma reúne a partir desta quarta-feira, 27, às 19h30,  desenhos de Léo Villanova; charges e cartum de Enio Lins; e ensaios fotográficos de Roberto Fernandes, Joaquim Prado e Felipe Camelo, na coletiva “ALas”, que segue até 28 de maio. Os artistas,  todos alagoanos e maceioenses, apresentam possibilidades renovadoras quanto ao modo de raciocinar, praticar e admitir a atmosfera evolutiva da contemporaneidade. A curadoria é de Rogério Gomes. 

LEIA TAMBÉM

Entre os ensaios fotográficos, Felipe Camelo, confirmando proposição plural à fotografia, produz imagens quase abstratas, quase ideológicas, quase pinturas, exemplo ato/arte condutor de natureza singular; já Roberto Fernandes põe em questão o comportamento humano numa sociedade idiossincrática desigual, cujas induções político-religiosas arrogam-se fatores ostensivos; e Joaquim Prado consigna busca ideológica pelo movimento. Instigante ideia da infinita inquietude das coisas e dos fatos, em função do permanente deslocamento do homem.

Do universo do desenho e da charge, Léo Villanova priorizando a iconografia histórica de Maceió transcende vetor memorialista. Denuncia a alienação irreversível do presente   frente a frágil desamparada postura do passado;  Enio Lins, por sua vez, revigora a expressão do humor gráfico, contribuindo para consolidar a história, geralmente pouco ágil enquanto registro crítico para expressar a verdade de personagens públicos dominantes na cena político-social do país.

O curador, Rogério Gomes, destaca a importância da exposição. “Os artistas reunidos são de perfis contemporâneos em relação à arte alagoana. Foram escolhidos pela galeria, considerando que possuem talento, com performances que podem ser inseridas em qualquer situação da arte contemporânea brasileira”, disse.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Paciente psiquiátrico perdido em área de mangue em Maceió é resgatado Ministério Público pede devolução de meio bilhão a empresários de Maceió acusados de sonegação UPA Benedito Bentes conquista selos ONA 3 e GPTW, em 2024 Denunciado por assédio sexual em bar na Jatiúca, homem registra BO contra influenciadora