Redação
A 6ª edição da Expoalagaos Genética terminou nesse domingo, 15, e bateu recorde de participação de animais. Nos cinco dias de exposição, cerca de 900 animais transitaram no Parque da Pecuária, em Maceió. A expectativa da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) é de que o faturamento total do evento chegue a quase R$ 2 milhões.
Para o presidente da ACA, a exposição, a segunda maior do setor agropecuário do Estado, superou todas as expectativas. "A sensação é de dever cumprido e de que estamos no caminho certo, cada vez mais fortalecendo o agronegócio de Alagoas. Batemos o recorde de animais em exposição, em todas as raça. Além de que todas atividades do evento, cursos, minicursos, a Semana de Zootecinia, tudo superou a expectativa de participação de criadores, técnicos da área e estudantes", aponta Domício Silva.
No parque, só de ovinos das raças santa inês e dorper, foram cerca de 450 animais, de bovinos foram 80 animais da raça nelore e 120 da raça gir e girolando, além de cerca de 200 equinos que participaram de leilões, campeonatos e julgamentos. Mesmo com uma proposta de atividades mais técnicas voltadas para o agronegócio, a Expoalagaos Genética conquistou criadores de todo o País, que vieram em peso para conhecer e adquirir animais. O evento se consagrou no calendário de exposições do primeiro semestre da região Nordeste.
"Nessa edição tivemos a participação de criadores de Goiás, de São Paulo, de Minas Gerais, criadores do Nordeste vieram em peso, trouxeram seus animais para participar dos eventos dentro da exposição. E esses criadores, além de buscar a troca de informação, adquirem a genética alagoana, que é muito reconhecida, e ficam impressionados com o padrão genético do nosso Estado", afirma Domício, parabenizando todos os criadores alagoanos que fizeram parte da Expoalagaos Genética.
Negócios
Os leilões realizados durante a Expoalagaos Genética tiveram 100% de liquidez. Foram no total três leilões, de ovinos da raça santa inês, de equinos da raça quarto de milha, e de gado leiteiro, das raças gir e girolando. Para o diretor de Eventos da ACA, Rodrigo Loureiro: "Foi um verdadeira show! A Expoalagoas Genética confirmou tudo o que esperávamos. Um verdadeiro sucesso!", acredita.
Os leilões arrecadaram mais de R$ 1,7 milhão. Para o presidente da ACA, os número da Expoalagaos Genética é um termômetro de como o setor. "Sem dúvida alguma, com os número bons que tivemos durante a Expoalagoas Genética, na Expoagro, que será realizada em outubro, temos a expectativa de ser ainda maior este ano", destaca Domício Silva.
LEIA MAIS