TNH1 com TV Pajuçara
Reeleito com 52,33% dos votos, o produtor rural com formação em administração, Paulo Suruagy do Amaral Dantas, 43 anos, toma posse nesse domingo, 1º de janeiro para um segundo mandato como governador de Alagoas.
LEIA TAMBÉM
Às vésperas do novo mandato, Dantas recebeu na sede do Poder Executivo, na Praça dos Palmares, em Maceió, o jornalista Flávio Gomes de Barros, para um conversa sobre sua gestão a partir de 2023, e também um balanço do seu primeiro mandato, de apenas 6 meses, quando foi eleito pela Assembleia Legislativa do Estado para substittuir Renan Filho (MDB), que se desligou do cargo para concorrer a uma vaga no Senado.
Na entrevista, exibida pela TV Pajuçara neste domingo, no programa Contextualizando, Dantas ressalta a relevância da ida de Renan Filho (MDB) para o ministério dos Transportes, para atrir verbas para obras estruturantes.
“Nós vamos ter a parceria do senador Renan Filho como ministro e eu vou tratar com ele algumas obras estruturantes para trabalhar unindo esforços junto com o governo feredal, como desassoreamento de nossas lagoas, Manguaba e Mundaú. Isso tem um reflexo muito positivo do ponto de vista social e econômico para o nosso estado”, planeja o governador.
“Também temos o aeroporto de Maragogi, as nossas duplicações, como eu digo, de norte a sul, de leste a oeste, pelos quatro cantos do nosso estado. E também as obras de saneamento básico”, completa.
Na área da educação, o chefe do Executivo anuncia novas escolas, parte delas em comunidades indígenas.
“Nós vamos levar 12 escolas novas às nossas comunidades indígenas. Estamos também licitando 50 escolas de seis salas, 25 escolas de 12 salas para que todo alagoano que deseje ter acesso ao ensino médio, ele tenha um ambiente adequado com os melhores profissionais”, disse.
“Estamos também tocando três institutos federais aqui em Alagoas, que são obras importantíssimas para a educação, além dos nosso hospitais e das nossas UPAs”.
Questionado por Flávio Gomes de Barros sobre a situação financeira do estado, Dantas ressaltou a juste fiscal que causou polêmica, recentemente.
“Agora mesmo no final do ano, nós fizemos um ajuste fiscal por conta da Lei suplementar 192 e 192, que foram aprovadas no Congresso Nacional, onde os estados perderam substancialmente recirsos do ICMS, nós fizemos esse ajuste principalmente, reduzimos despesas sem dar prejuízo nos serviços públicos ofertados pelo governo do estado. Então isso nos dar todas as condições de mantrer uma relação saudável, amigável, integrada com os servidores públicos, de nós mantermos todas as nossas obras estruturantes”, disse o governador.
“Estou extremamente confiante e otimista que nós vamos levar todo o nosso programa de governo, tudo o que nós combinamos na eleição, como eleito nós vamos cumprir, como 13º do CRIA, o Programa Correria, que vai zerar IPVA para motos de até 175 cilindradas e motoristas de aplicativo”, disse.
Sobre a participação do vice-govenador em sua gestão, Paulo Dantas prometeu destaque para o experiente Ronaldo Lessa.
“É um grande parceiro político, é um homem que tem muita experiência, já foi duas vezes governador, prefeito da nossa capital, teve a responsabilidade de indicar, ele seu partido, a secretária de Desenvolvimento Social, a ex-prefeita Kátia Born. Também vai ter uma estrutura super organizada na vice-governadoria, vai nos representar em diversos momentos, vai assumir conselhos no governo importantes, e eu vou estar toda hora procurando Ronaldo para pedir sugestões, pedir opiniões, porque é dessa forma que eu procedo, ninguém é forte sozinho e o Ronaldo tem muito a contribuir ainda com o estado de Alagoas”.
LEIA MAIS