Redação
Atualizado às 18h13
LEIA TAMBÉM
Estudantes ocuparam o plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE-AL) na tarde desta quinta-feira, 05, em manifestação contrária ao projeto "Escola Livre", que proíbe a prática de doutrinação política e ideológica em sala de aula.
Participam da ocupação representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), da Associação dos Estudantes Secundaristas de Alagoas (Aesa) e da União da Juventude Socialista (UJS).
Com cartazes e entoando palavras de ordem, em especial contra o deputado Ricardo Nezinho (PMDB), autor do projeto, eles afirmam que o Escola Livre é um "retrocesso para a educação no Estado". "Por isso ocupamos pedindo para que a lei não seja promulgada", afirmou Pedro Mendes, diretor estadual da Ubes.
O Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) foi acionado para controlar a ocupação, mas os estudantes permaneceram no local. "A casa é do povo, não estamos fazendo nada ilegal, por isso não temos o que temer", declarou Mendes.
O deputado Ronaldo Medeiros, presidente em exercício da ALE, disse concordar com as críticas dos estudantes ao projeto, mas argumentou que foi vencido [na votação] e que precisa respeitar [a decisão]. Medeiros afirmou ainda que os estudantes precisam falar com os outros deputados, mas em uma reunião, deixando o auditório da Assembleia à disposição para que eles organizem isso na próxima semana.
LEIA MAIS