Secom Alagoas
Centenas de estudantes gremistas e trabalhadores da rede estadual de ensino lotaram um dos auditórios do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, nesta quinta-feira (20), para acompanhar o lançamento do programa Grêmio que Cria, que vai destinar bolsas de pesquisa sobre a primeira infância. Em clima de muita festa, o público recebeu o governador Paulo Dantas e a secretária da Primeira Infância, Paula Dantas, além de parlamentares, secretários de Estado e representantes da área de educação.
LEIA TAMBÉM
Idealizado pela Secretaria da Primeira Infância, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) e das secretarias de Estado da Educação (Seduc) e de Governo (Segov), o Grêmio que Cria vai destinar 200 bolsas para estudantes gremistas, no valor de R$ 300,00, e 50 bolsas de R$ 1.000,00 para profissionais das escolas contemplados em projetos de pesquisa sobre a primeira infância, que vai de zero a seis anos. Uma comissão formada por técnicos da Secretaria da Primeira Infância irá selecionar 50 projetos de pesquisa. As bolsas têm duração de oito meses, prorrogáveis por mais oito.
Segundo Paula Dantas, o projeto inovador atua em várias frentes. Primeiro, vai permitir que o Estado tenha um raio-x detalhado da situação da primeira infância em Alagoas, balizando as políticas para esse público. Depois, vai iniciar os estudantes em uma atividade acadêmica relevante, com reflexos para o futuro de cada um deles. Por fim, a remuneração ajuda na manutenção de alunos e coordenadores.
“A gente acredita que para pensar a política pública é preciso ter um diagnóstico da sociedade. E a melhor maneira de envolver a sociedade nisso é mobilizar os jovens, que têm rede social, engajamento, contato com outras pessoas, vontade de mudar o mundo”, afirma a secretária. “Nos estudos mais recentes, feitos por grandes universidades, para cada dólar investido na primeira infância, sete voltam para a economia. Isso reduz a pobreza, a violência e a evasão escolar. Então, por que não envolver esses jovens numa pauta que vai mudar a vida das próximas gerações?”, questiona.
A secretária explica que, durante as pesquisas, os estudantes terão oportunidade de ir às comunidades e visitar escolas, unidades de saúde, locais carentes que necessitam das ações do poder público. Com esse diagnóstico em mãos, o Estado terá como agir de maneira efetiva, destinando esforços e recursos financeiros com mais eficácia. “Além disso, nós vamos capacitar esses alunos para que eles levem informação para quem está na ponta; ou seja, será uma via de mão dupla”, diz Paula Dantas.
O projeto foi bastante elogiado pelo governador Paulo Dantas. Ele, que sempre faz questão de ressaltar que Alagoas é o único estado do Brasil com uma secretaria voltada à primeira infância, afirmou que o Grêmio que Cria é inovador, por reunir várias áreas da administração estadual e por levar o protagonismo à educação.
“Esse projeto incentiva aos estudantes a conhecerem melhor a realidade da primeira infância e, assim, ajudar o Governo a mudar a realidade atual. Nossa intenção é ver nossas crianças de zero a seis anos bem alimentadas, com educação de qualidade, com amor e acolhimento”, disse o governador. “Dessa forma, estamos olhando para o futuro de Alagoas”, acrescentou.
O entusiasmo do Governo é compartilhado pela classe estudantil. Caio Téofilo é aluno da escola Afrânio Lages, no Cepa, e integra o Grêmio GTTV. Para ele, o programa vai servir como uma grande troca de experiências. “O meu ânimo para participar está extraordinário, porque é gratificante ver o meu grêmio trocando informações e experiências com outras escolas e outros estudantes”, afirmou.
Já o gerente da 13ª GEE (Gerência Especial de Educação), Cássio Costa, ressalta a importância de envolver os estudantes em projetos de pesquisa. “Isso colabora com a formação acadêmica desse aluno, no sentido de ele ter uma perspectiva além do ensino médio”, afirma.
Para o secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, o Grêmio que Cria é um passo dentro do programa de atendimento à primeira infância. “O Cria é uma política pública que tem avançado nas áreas de saúde, transferência de renda e infraestrutura. A secretária Paula Dantas tem ampliado esse programa, que vai muito mais além das 42 creches inauguradas pelo Governo. E isso é muito bom, porque vai ter reflexo no curto, médio e longo prazos”, disse.
LEIA MAIS