Estudantes apresentarão projetos na Olimpíada Brasileira de Robótica

Publicado em 07/09/2016, às 08h19

Redação

Cerca de 700 estudantes alagoanos de escolas públicas e particulares participam, neste sábado (10), a partir das 8h, no Ginásio do Sesi, da modalidade prática da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), evento científico apoiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

LEIA TAMBÉM

Quatro escolas da rede estadual estão confirmadas na OBR: pela 1ª Gerência Regional de Educação (Gere), Aurelina Palmeira, localizada no Vergel, e Edmilson Pontes, do bairro do Farol; Santos Ferraz, do município de Taquarana, pela 5ª Gere; e Santos Dumont, em Rio Largo, pela 12ª Gere.

De acordo com o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e coordenador estadual da OBR, Leonardo Viana, durante o evento, os estudantes levarão seus protótipos de robótica para simular um resgate em uma arena. As atividades acontecerão em três rodadas e os vencedores serão premiados ao final do evento.

Quem desejar trabalhar como voluntário no evento, deve se cadastrar no site do Sistema de Gerenciamento de Olimpíadas e Eventos Científicos (www.sistemaolimpo.org). A organização da OBR promove uma reunião com os voluntários na sexta-feira (9) às 14h. Mais informações podem ser encontradas no site www.obr.org.br.

Projeto Robótica - Visando propiciar aos alunos da rede estadual este contato com a ciência e a tecnologia, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lançou, em abril deste ano, o projeto Robótica. Inicialmente, 50 unidades escolares foram contempladas com três kits completos com motores, peças, material de estudos e licença para utilização do programa, além de formação para professores e coordenadores pedagógicos.


Segundo Terence Coelho,supervisora de Práticas Pedagógicas e Organização do Currículo Escolar e coordenadora do projeto Robótica da Seduc, a participação deste ano na OBR já traz reflexos dos primeiros frutos do investimento.

“As nossas escolas começaram em abril e as inscrições da olimpíada já ocorreram em maio. Para a edição de 2017, a meta é que tenhamos a presença de 100% das unidades contempladas”, declarou Terence Coelho.

Segundo a supervisora, todas as 50 unidades farão uma mostra dos primeiros projetos desenvolvidos em novembro.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Resultado da matrícula online será divulgado neste sábado (11) Sesc abre inscrições para projeto de educação ampliada e EJA Ifal tem vagas em cursos técnicos de Enfermagem, Química e Segurança do Trabalho Procon Alagoas divulga resultado de pesquisa de preços em papelarias