Redação
Desenvolvimento do pensamento lógico, aumento de atenção e concentração, amadurecimento da paciência e do autocontrole. Esses são alguns dos benefícios da prática de xadrez, principalmente durante a infância. O estudante Enzo Thomás, de apenas sete anos, sabe bem disso, afinal, ele é destaque mirim do Colégio Santa Úrsula e disputará, em dezembro, a Copa Brasil de Xadrez Escolar.
LEIA TAMBÉM
“O Enzo é uma grande promessa desse jogo que é esporte e inteligência. Em seu primeiro ano de treino ele já é o melhor de Alagoas, número uma, de certeza”, afirma o professor de xadrez do Colégio Santa Úrsula, Jayme Miranda.
Segundo especialistas, o momento certo de ensinar xadrez a uma criança é quando ela começa a desenvolver sua inteligência abstrata. Essa é a fase em que os pequenos aprender a fazer sozinhos atividades simples, como amarrar os sapatos. Por isso, o xadrez é um dos esportes fixos adotados pelo Santa Úrsula. O método e a evolução individual dos alunos são essenciais para que o foco presente durante a prática, possa se estender para as outras áreas, como a escolar, por exemplo.
Os esportes, de forma geral, são explorados pelo Santa Úrsula não só como simples modalidades, mas também como um momento essencial para a saúde e bem estar, onde os alunos desenvolvem o espírito esportivo, competitivo e de coletividade. Os Jogos Internos, que acontecem até próximo domingo (26), envolvem todos os alunos em um momento de descontração, que incentiva não só a movimentação do corpo, como também a adoção de uma alimentação saudável e uso intelectual.
Estão sendo disputadas as modalidades de basquete, handebol, natação, voleibol, xadrez e futebol.
Um estudo realizado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) aponta que 7,3% das crianças menores de cinco anos estão acima do peso.
LEIA MAIS