Estudante alagoana avança entre o finalistas do “Nobel da Educação”

Publicado em 14/10/2021, às 14h24
Ana Júlia de Carvalho é a única estudante da América Latina no Global Student Prize | Ascom Sesi -

Da Redação, com Ascom Sesi

A aluna da Escola Sesi Cambona Ana Júlia de Carvalho, de 17 anos, avançou no caminho para conquistar o Global Student Prize, considerado o “Prêmio Nobel da Educação”. Cursando a 3ª série do ensino médio, ela é a única estudante da América Latina selecionada entre os dez finalistas anunciados nesta quinta-feira, 14, após ter sido selecionada entre os Top 50.

LEIA TAMBÉM

Com mais de 3,5 mil inscrições realizadas em 94 países ao redor do mundo, o Global Student Prize reconhece um estudante excepcional, que apresenta impacto notável no aprendizado e na vida de amigos, colegas e comunidade. O vencedor será anunciado na cerimônia de premiação que ocorrerá em novembro, em Paris, na França. O escolhido receberá um prêmio de US$ 100 mil.

A premiação foi criada pela Varkey Foundation, organização britânica que fomenta a qualidade da educação em âmbito internacional, tendo o apoio da empresa estadunidense Chegg e da Unesco.

Ana Júlia incluiu dois projetos iniciados na Escola Sesi Cambona no currículo submetido à premiação: o Sustainable Aerator, que visa aumentar a qualidade de água dos animais para ampliar a produção leiteira de caprinos e ovinos em regiões de subsistência de países em desenvolvimento; e o Ecosururu, telha sustentável feita com a casca do sururu, molusco encontrado em abundância nas lagoas de Maceió.

“Gosto de pesquisar formas de melhorar a vida das pessoas, de mudar a realidade nas comunidades do entorno onde vivo e estudo. Penso em como mudar o futuro!”, disse ela, durante visita recente ao presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), empresário José Carlos Lyra de Andrade.

Nessa quarta-feira, 13, ela foi recebida pelo prefeito de Maceió, JHC, que se encantou com a aluna e falou em projetos para desenvolver a educação na capital alagoana.
“A Ana Júlia é uma inspiração e vai contar com nosso apoio. Ela é um orgulho para a gente por toda sua jornada, tudo o que construiu, pela visão ampla, cuidadosa e de vanguarda, e vai divulgar o nome do nosso País, do Estado e da nossa cidade de forma brilhante. Vai nos ajudar a estruturar um projeto de robótica e programação para o nosso município”, disse JHC.

Na visita ao prefeito, a estudante alagoana esteve acompanhada da gerente executiva de Educação do Sesi/AL, Clarisse Barreiros, e da diretora da Escola Sesi Cambona, Dayse Teixeira.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Previsão do tempo para segunda-feira em Alagoas é de chuvas intercaladas com sol e temperaturas variadas; veja Conheça os ganhadores do Alagoas dá Sorte deste domingo (12) Sesau orienta como prevenir doenças mais comuns durante verão Governo de Alagoas antecipa pagamento de 13º salário para servidores públicos e pensionistas