Interior

"Estava espumando, pensei que era xixi", diz criança que recusou refrigerante supostamente envenenado em Pilar

| 15/09/23 - 13h09
O garoto contou ao Fique Alerta que recusou o copo de refrigerante que um homem teria oferecido em Pilar | Foto: Reprodução / TV Pajuçara

O Fique Alerta entrevistou, nesta sexta-feira, 15, um garoto que estava junto aos cinco menores de idade que precisaram ser socorridos por intoxicação na noite de ontem em Pilar, na região Metropolitana de Maceió. O menino relatou que um homem ofereceu refrigerante aos jovens, mas ele rejeitou ao pensar que havia urina no recipiente. 

"Estávamos brincando, ele passou para lá e foi comprar coca (refrigerante). A gente estava na esquina. Ele passou e chegou nos dando o copo, botando o guaraná. Eu falei: 'Não quero'. Estava espumando o guaraná, eu pensei que era mijo. Falei para o outro: 'Não é para beber'. Eles beberam lá. Eu fui para casa mostrar uma fruta para minha mãe, para ver se eu podia comer. Daí eu voltei para lá (onde os meninos estavam), eles já estavam bebendo. Quando acabou o guaraná, um outro já ficou zonzo. Outro foi para casa", contou o garoto à TV Pajuçara.

Ainda de acordo com o menino, que não será identificado na reportagem, o homem citado costumava comprar lanche e entregar às crianças, mas ficava contrariado com determinadas atitudes. "Ele compra refrigerante, biscoito... Ele comprava nas outras vendas e dava para a gente. Nós comíamos e nunca aconteceu isso. Toda vez que a gente brincava de 'petecar' com uns bichos, ele ficava com raiva e xingava a nossa mãe", revelou o garoto. 

A Polícia Civil de Alagoas começou a investigar o caso para saber o que causou a intoxicação dos jovens e se houve tentativa de envenenamento. A delegada Maria Angelita, do 23º Distrito Policial de Pilar, está à frente do caso. 

 "A gente vai buscar saber o que realmente aconteceu, se houve envenenamento e se foi intencional ou acidental. Todas as possibilidades serão consideradas no curso das investigações", disse ela, destacando que equipes já foram encaminhadas ao local para levantar mais informações. 

Segundo o Hospital Geral do Estado (HGE), duas crianças de 8 e 10 anos, além de três adolescentes de 12 e 13 anos deram entrada na noite dessa quinta-feira, 14, no hospital em Maceió, por 'intoxicação exógena', ou seja, contato com substâncias químicas que prejudicam o organismo. Eles foram submetidos a exames e medicações. Um dos menores já recebeu alta médica, enquanto os outros quatro seguem em observação na emergência.