Redação
O governador de Alagoas, Renan Filho, confirmou em entrevista nesta quinta (13) a convocação de 150 professores aprovados no concurso de 2013.
LEIA TAMBÉM
O grupo faz parte da reserva técnica e compõe o número, acordado entre governo, profissionais da Educação e Tribunal de Justiça, de nomeações que deveriam ser feitas pelo Estado, por conta de diversos ações judiciais cobrando a convocação.
A notícia será oficializada por meio de publicação no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (14). Serão priorizadas as disciplinas Língua Portuguesa, Química, Artes e Educação Física. Os aprovados terão 30 dias para tomar posse.
A notícia foi bem recebida pela presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação em Alagoas (Sinteal), Consuelo Correia, mas ela lembra que a reserva do concurso é formada por 1.007 profissionais.
“Esse número [150] não supre a necessidade da rede. Temos mais de 4 mil contratados. Eles recebem o mesmo valor que um professor efetivo no início de carreira”, afirma, ao sugerir que a substituição dos contratados pelos concursados não seria onerosa para o Estado.
Durante as reuniões com representantes do Estado e do TJ, ela afirma que a nomeação de todos os aprovados foi apontada como inviável por conta do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. Porém, a presidente diz que há recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) disponíveis para remunerar os professores. “Ano passado, sobraram 75 milhões de reais do Fundeb”, diz.
LEIA MAIS