Estado atrasa repasse de verbas para Prefeitura manter UPA

Publicado em 29/06/2016, às 17h05

Redação

Com inauguração marcada para esta sexta-feira, 01, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Benedito Bentes não está recebendo a parcela de custeio de responsabilidade do governo do estado, de acordo com o procurador-geral do Município, Ricardo Wanderley. Segundo ele, caberia à administração estadual um quarto do custeio normal, mas até o momento, apenas a Prefeitura de Maceió está cumprindo o acordo.

LEIA TAMBÉM

“Isso remonta a um ajuste que foi feito entre Estado e Município. Metade do custeio é feito pelo governo federal através do Ministério da Saúde, um quarto pelo Município e o restante pelo Estado. Como a União só repassa após tramitação no âmbito do Ministério após seis, sete meses, o Estado custearia não só a parte dele, como também a da União, que o Ministério não repassaria num primeiro momento. Tudo foi documentando, mas de fato o Estado não vem cumprindo rigorosamente o que foi pactuado”, afirmou Wanderley.

Ainda de acordo com o procurador-geral, a situação ocorre também na UPA do Trapiche, já inaugurada e em funcionamento, mas até agora não comprometeu a prestação de serviço na unidade, nem na abertura da UPA Benedito Bentes. “A Prefeitura providenciou tudo o que era necessário”, disse. “Obviamente que se essa falta perdurar, cria um embaraço financeiro que pode comprometer a atividade das UPAs, mas antes que vire problema, antes que a população sofra, o Município há de adotar todas as medidas, judiciais ou administrativas, para garantir o funcionamento”, completou.

Secretaria de Saúde nega atrasos

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou, por meio de nota enviada por e-mail ao TNH1, nesta quinta-feira (30), que o repasse de recursos para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Maceió não está atrasado.

"Além da contrapartida para a construção da UPA do Trapiche, a Sesau também entregou os equipamentos – uma parte física e outra parte no valor de R$ 750 mil – e vem repassando os 25% que lhe cabe para o custeio e, inclusive, o valor de responsabilidade do Governo Federal para a manutenção da unidade, que corresponde a 50% do custeio", afirma a nota.

Com relação a UPA do Benedito Bentes, além da contrapartida para a construção do prédio, a Sesau afirma que entregou os equipamentos – uma parte física e outra parte no valor de R$ 750 mil – e, a partir de julho, quando a unidade estiver em funcionamento, irá repassar os 25% que lhe cabe para o custeio e, inclusive, o valor de responsabilidade do Governo Federal para a manutenção da unidade, que corresponde a 50% do custeio, até que o Ministério da Saúde faça a habilitação.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

UPA Benedito Bentes conquista selos ONA 3 e GPTW, em 2024 Denunciado por assédio sexual em bar na Jatiúca, homem registra BO contra influenciadora Bombeiros retomam buscas por paciente psiquiátrico que desapareceu em mangue Motociclista morre após caminhão bater em moto na Av. Márcio Canuto; caminhoneiro foi preso