Folhapress
Está difícil dormir nos últimos dias, principalmente em estados como os de São Paulo e Rio de Janeiro, por causa do calorão. No início da semana, a temperatura média durante a madrugada na capital paulista ficou acima de 23°C. Se você não tem ar-condicionado em casa, há algumas alternativas para não sofrer tanto.
LEIA TAMBÉM
A principal delas, orienta a arquiteta e professora do Mackenzie Loyde de Abreu-Harbich, é abrir janelas e tentar provocar corredores de vento isso fica mais fácil para quem mora em apartamento por causa da segurança.
Se há o risco de insetos entrarem no imóvel, uma saída é instalar telas na janela. A ventania, entretanto, vai ser menor.
No miolo da madrugada de segunda (20) para terça (21) o vento fraco era insuficiente para refrescar o calor. É nessas horas, afirma a pesquisadora Loyde, que vale recorrer a ventiladores, que ela diz usar em casa, para forçar a circulação de ventos.
"Climatizadores não têm a potência de um ar-condicionado, mas são uma boa opção também", afirma.
A major Michele Cesar, diretora da Divisão de Repostas da Defesa Civil de São Paulo, lembra que alimentação composta de saladas e frutas, ajuda a sensação de bem-estar.
Veja dicas para dias como esta quarta-feira (22), o mais quente deste primeiro mês do ano na capital paulista, com 33,8°C de temperatura máxima medida pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
COMO MELHORAR O AMBIENTE CONTRA O CALORÃO
VENTILE A CASA
Abra as janelas, principalmente à noite, para o vento circular. Se houver riscos de insetos entrarem no imóvel, use telas de proteção. Entretanto, a ventania tende a ser menor.
QUAIS AMBIENTES VENTILAR
Conforme a professora Loyde, deixe a casa toda aberta para criar corredores de vento. A dica é válida principalmente em caso de ventilação cruzada, quando o vento que entra em uma janela não corre direto para outra.
VENTILADORES
Se o vento for fraco demais, recorra a ventiladores vale desde os portáteis aos de teto. Climatizadores, além de mais silenciosos, costumam ser boa opção.
CORTINAS E PERSIANAS
É importante que estejam fechadas no horário de maior incidência de radiação para evitar que o ambiente fique ainda mais aquecido. Cortinas de tecidos de tons mais claros ajudam a refletir a luz do sol e não absorvê-la.
Cortinas blackout costumam melhorar o isolamento. Também há quem instale películas, principalmente em vidraças.
Se precisar use outras formas de bloquear o sol, como toldos ou grandes vasos de plantas que façam sombra.
CORES DA PAREDE
As cores claras são importantes, principalmente no lado externo do imóvel, porque refletem a luz do sol, ao contrário das tonalidades mais escuras, que absorvem a radiação.
No interior, não há problema em relação as cores mais escuras, desde que não sejam em paredes que recebam diretamente a luz solar.
AFASTE-SE DE PAREDES QUENTES
Uma parede de concreto que recebeu radiação solar durante todo o dia pode manter a temperatura alta. Portanto, se for o caso, afaste um pouco a cama.
PLANTAS
Ajudam a proteger do sol. Plantar uma árvore na frente de casa vai demorar para produzir sombra, por isso, plantas como trepadeiras podem ser soluções mais rápidas para amenizar o calor.
No interior, jardins de inverno ou mesmo plantas penduradas na parede também ajudam. "Será preciso irrigar [os vegetais], vai haver fotossíntese e o ambiente ficará um pouco mais refrescante", afirma a professora Loyde.
AMBIENTES BAGUNÇADOS E CHEIO DE MÓVEIS
Casa com muitos móveis e bagunça provavelmente vai criar barreiras para a circulação de vento. Melhor se o espaço estiver mais arejado.
Desligue eletrodomésticos e eletrônicos que não estão em uso.
ILUMINAÇÃO
Lâmpadas incandescentes costumam esquentar. Por isso, opte pelas de led, que também são mais econômicas. A sensação será bem melhor.
LENÇÓIS
Procure usar lençóis de algodão e não de tecidos sintéticos, que ajudam na respiração. Procure os que têm menor quantidade de fios. Troque a roupa de cama com frequência.
OUTROS TECIDOS
No caso de sofás de couro ou camurça, procure revestir as almofadas e encostos com tecidos de algodão. Tapetes podem reter a temperatura.
CUIDE-SE
LEIA MAIS