Jornal Contábil
Infelizmente, por muitos motivos milhões de Brasileiros estão endividados e por conta de baixos salários, desemprego e outros fatores, as dívidas não são pagas. Quando um consumidor não paga as suas dívidas, o nome dele vai para o SPC/Serasa, que são órgãos de restrição de crédito. O que indica que esse cidadão tem dívidas não pagas, ou como é popularmente conhecido, o nome "fica sujo".
LEIA TAMBÉM
Estar com nome em alguma instituição de restrição de crédito é algo terrível para um cidadão brasileiro. Afinal, não pode realizar empréstimos, não consegue cartões e nenhum outro tipo de crédito. Mas, mesmo o cidadão estando nesta condição de negativado, ele ainda tem direitos.
Confira a seguir os principais direitos de um cidadão negativado:
O consumidor que teve seu nome inscrito nos órgãos de restrição de crédito injustamente tem direito ao recebimento de uma indenização por danos morais. Isso ocorre nos casos em que o cidadão não tem nenhuma dívida e mesmo assim o nome dele é negativado. Quando o cidadão não receber a notificação prévia ele também terá direito a receber indenização por danos morais.
Esse direito já é bastante conhecido, mas é sempre bom lembrar dos direitos que um consumidor tem. O nome de um cidadão só poderá ficar inscrito no SPC/Serasa por conta de uma dívida por até 5 anos.
Ou seja, após se passarem 5 anos que o consumidor tem uma dívida, o nome desse consumidor deve sair do SPC/Serasa, mesmo que ela não seja paga.
LEIA MAIS