Espetáculo "Renascimento" tem alagoana finalista de prêmio nacional e sessões neste fim de semana

Publicado em 20/09/2024, às 09h02
Assessoria -

Assessoria

Encenando poemas da artista Day20, escritora alagoana finalista no Prêmio Nacional de Literatura Carolina de Jesus, o espetáculo multiartístico “Renascimento” será apresentado no Teatro de Arena Sérgio Cardoso (anexo ao Teatro Deodoro, no Centro de Maceió), com sessões às 17h30 e às 20h nos dias 21 e 22 de setembro, e às 20h nos dias 8, 9 e 10 de novembro.

LEIA TAMBÉM

As sessões de sábado contarão com intérpretes de libras e audiodescrição; 130 beneficiados e estudantes ligados a diversas instituições assistirão ao espetáculo gratuitamente.

Essa é a segunda leva de apresentações. A estreia aconteceu em agosto, nos dias 17 e 18. O espetáculo traz uma temática inspiradora: os desafios da autorrealização e da renovação da esperança. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla, neste link: https://bit.ly/m/renascimento, pelo WhatsApp (82) 9 9968-4761 e na bilheteria do teatro.

O enredo narra a história de uma poeta que perdeu o gosto pela vida. Estagnada em uma realidade distante de seus sonhos, ela encontra um bumba meu boi que rompe o desânimo. A partir daí, a artista percorre os caminhos da sabedoria popular e reescreve sua história.

Ao longo de sua jornada, ela encontra capoeiristas, rappers, forrozeiros e mamulengos, além de participar de rodas de coco e de samba. O espetáculo convida o público a visitar Encantada, um lugar onde ninguém é rei e as pessoas se casam primeiro consigo mesmas.

Por meio de poesias coreografadas, musicadas e declamadas, “Renascimento” é um convite para o público se reconectar com sua verdade e honrar seus desejos. Aquilo que ainda não aconteceu, mas que você deseja.

O repertório inclui uma releitura do poema “Vou-me embora para Pasárgada”, de Manuel Bandeira, que se transformou em “Vou-me embora para Encantada”. O espetáculo também traz uma paródia da música “Cotidiano”, de Chico Buarque, incorporada a uma das canções do maestro Villa-Lobos, cantada pelo Coro  Angelus.

Além do coral, “Renascimento” contará com a participação de José Marcos do Barzarte, ganhador do Prêmio Edna Constante de Contribuição à Cultura Alagoana. A coreografia é de Luana Lins, bailarina alagoana formada no Bolshoi. As cantoras Ju Mascarenhas, Mel Nascimento e a rapper Huná também participam da obra.

O roteiro e a direção são assinados pela multiartista Day20, Daylhane Cunha Lemanski, finalista no Prêmio Nacional de Literatura Carolina de Jesus, que, junto com a Educani Produções, utiliza uma variedade de expressões artísticas para transmitir emoções e reflexões que auxiliam no desenvolvimento humano e na formação de uma sociedade mais inclusiva.

“Nosso propósito com essa primeira temporada do espetáculo ‘Renascimento’ é, através do poder da arte, transmitir uma mensagem de renovação de forças, superação e autoestima. É a recuperação da escuta interior, que decide lutar por rumos de maior realização, ainda que pouco habituais”, afirmou a diretora do espetáculo, Daylhane Cunha Lemanski.

IMPACTO SOCIAL EM MACEIÓ

Aproximadamente 1,5 mil moradores e visitantes de Maceió poderão prestigiar a temporada de apresentações de “Renascimento”, no Teatro de Arena. “Nossa visão é efetivar o potencial social, econômico e humano de ter pessoas em Maceió que frequentem lugares de arte, reflexão, beleza e renovação de dentro para fora”, explicou a diretora.

Cerca de 70 profissionais estão diretamente envolvidos em todas as áreas para oferecer uma experiência cultural de lazer que, além de desbravar o segmento do turismo cultural em Maceió, oferece previsibilidade financeira e complementa a renda dos agentes da indústria criativa.

A Educani Produções, com o patrocínio da BRK e do Grupo Equatorial, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, proporciona à população de Maceió a oportunidade de se orgulhar e se identificar com a autêntica cultura de alta qualidade produzida localmente. Esse é o primeiro projeto em Maceió com o apoio simultâneo das duas empresas via Lei Rouanet.

“Esse é o nosso movimento: que as pessoas de Maceió tenham o hábito de acessar prazeres culturais que renovam a apreciação pela vida e pela nossa cidade”, finalizou a diretora da Educani Produções.

(Assessoria)
(Assessoria)
(Assessoria)
(Assessoria)
(Assessoria)
(Assessoria)
(Assessoria)
(Assessoria)
(Assessoria)
(Assessoria)
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Edital Aldir Blanc abre inscrições para financiamento de projetos culturais Ricardo Mota surpreende e lança novo álbum com 14 músicas inéditas Fernanda Torres não era 1ª opção de Salles para “Ainda Estou Aqui”; entenda “Caverna do Dragão” ganha episódio final; veja como assistir