Espetáculo Maceió Meu Xodó celebra cultura da capital alagoana

Publicado em 06/12/2015, às 08h43
-

Redação

Espetáculo Maceió Meu Xodó celebra cultura da capital alagoana (Crédito: Secom Maceió)



Show Maceió 200 Anos - Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Mais de 400 artistas reuniram-se no espetáculo de celebração dos 200 anos de Maceió. Assim foi o show Maceió Meu Xodó, realizado na noite deste sábado (5), no Estacionamento de Jaraguá. A festa levou ao público muita emoção, contando a história da capital alagoana desde sua emancipação. O espetáculo juntou música erudita e popular, teatro, balé e manifestações da cultura popular. O Coro Prisma deu início ao espetáculo, apresentando o Hino de Maceió. O show foi transmitido pelo Pajuçara Sistemaa de Comunicação (PSCom)


Com direito a frevo, afoxé, samba e marchinhas, o espetáculo Maceió Meu Xodó contou com apresentação dos cantores Wado, Roberta Aureliano, Wilma Araújo, Fernanda Guimarães, Vitor Pirralho e Júnior Almeida, entre outros artistas.

“Ninguém melhor que os artistas locais para se apresentar nesse dia tão festivo. Desde o início da nossa gestão, temos valorizado os nossos talentos e hoje não poderia ser diferente. É uma grande celebração para Maceió”, afirmou o prefeito Rui Palmeira. O gestor comentou ainda sobre a semana que antecedeu o aniversário da cidade. “Entregamos diversas obras importantes, também, como um grande presente para a população”, disse.

A cantora Kel Monalisa fez parte do show e destacou a iniciativa da Prefeitura de valorizar os artistas locais. “O espetáculo tem de tudo, música, dança teatro. Muito feliz e honrada em subir ao palco para cantar Maceió na companhia de artistas companheiros. É louvável essa iniciativa de tornar os artistas da terra protagonistas do espetáculo”, frisou.

Autor e intérprete da música eleita pela população como tema dos 200 anos, Júnior Almeida cantou a música A cor do Pecado, também de sua autoria, em parceria com o jornalista Ricardo Guima. “Todos juntos para uma grande festa em comemoração do povo e da cidade de Maceió”, acrescentou.

Responsável pela concepção do espetáculo, o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Vinicius Palmeira, revelou que a inspiração para o show veio do Festival de Parintins. “Pensamos em algo tão especial como esse grande evento que o Brasil todo já conhece e é sucesso. Desde a festa dos 198 anos de Maceió que estamos planejando algo como o Maceió Meu Xodó. Podemos definir esse show como um grande mix da cultura caeté”, afirmou. O espetáculo será reapresentado no próximo dia 20, no Benedito Bentes.

O secretário de Comunicação, Clayton Santos, também reafirmou a política de valorização da cultura local na gestão Rui Palmeira. “Celebrar uma data como essa é um marco histórico. Levar ao público um espetáculo desse, com artistas alagoanos, é algo muito representativo nesses 200 anos de Maceió”, ressaltou.

A cantora Elaine Kundera falou da alegria em participar do Espetáculo Maceió Meu Xodó. “É uma honra ter sido convidada para ser parte deste evento tão importante para a cultura e a cidade de Maceió. Encerrá-lo, então, é de uma responsabilidade maior ainda e que me deixa muito feliz. É difícil se fazer cultura num país onde não se tem como prioridade a educação,  mas mesmo assim Maceió tem feito um trabalho que serve de exemplo para outras cidades. Parabéns à gestão pelo trabalho e a todos pela passagem dos 200 anos”, disse.

O show contou com uma estrutura inédita em eventos públicos em Alagoas. Foram mais de sete toneladas de equipamentos para montagem de palco, passarelas, elevador, som e iluminação.

A direção de cena e elenco teve a assinatura de Glauber Teixeira e David Farias. A direção musical foi do maestro Almir Medeiros. Já a arquiteta Mirna Porto foi responsável pelo projeto de toda estrutura. A cenografia contou com o apoio de profissionais com experiência no Festival de Parintins.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Paciente psiquiátrico perdido em área de mangue em Maceió é resgatado Ministério Público pede devolução de meio bilhão a empresários de Maceió acusados de sonegação UPA Benedito Bentes conquista selos ONA 3 e GPTW, em 2024 Denunciado por assédio sexual em bar na Jatiúca, homem registra BO contra influenciadora