Espécie invasora e venenosa: peixe-leão é capturado por pescadores próximo à divisa entre AL e PE

Publicado em 02/08/2023, às 18h55
Leonardo Pacheco -

TNH1 com g1 Pernambuco

Um peixe-leão foi encontrado por pescadores próximo à divisa entre Alagoas e Pernambuco. O animal de espécie invasora e venenosa foi capturado no sábado (29), em alto-mar, e nesta quarta-feira (2), chegou a São José da Coroa Grande, no Litoral Sul de Pernambuco, para ser estudado.

LEIA TAMBÉM

Desde 2021, peixes-leão têm aparecido em Fernando de Noronha. A espécie não tem predadores naturais e tem se proliferado pela costa brasileira. Em fevereiro deste ano, foi vista pela primeira vez na costa pernambucana, em Itamaracá, no Litoral Norte.

Agora, ele foi avistado próximo a São Miguel dos Milagres, em Alagoas. Os pescadores, então, trouxeram o peixe-leão para ser estudado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (Cepene), órgão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

De acordo com o Cepene, os pescadores que capturaram o animal disseram já ter avistado peixes-leão em outros locais, mas esta foi a primeira vez que conseguiram capturar um espécime.

Segundo biólogos, o animal é nativo da Ásia, apareceu no Caribe desde 1980 e causa estragos ao meio ambiente, por não ter predador natural e possuir espinhos com toxinas que provocam risco à saúde.

A prefeitura de São José da Coroa Grande confirmou que pescadores da cidade capturaram o peixe próximo a São Miguel dos Milagres.

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), por sua vez, disse que não recebeu informações sobre captura de peixe-leão, até a última atualização desta reportagem.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPT resgata 163 operários chineses em condições de escravidão na Bahia Turista de SP morto em Jericoacoara foi confundido com membro de facção rival, diz polícia Estilista morre em incêndio no apartamento onde vivia no Ceará Casal e bebê de 1 ano que estavam em ônibus na BR-116 iam passar Natal na Bahia