Especialista explica possíveis causas de tremor e diz que abalo foi leve

Publicado em 03/03/2018, às 16h56

Redação

Um tremor de terra em alguns bairros da capital alagoana neste sábado, 03, deixou imóveis danificados e muitos moradores assustados.  A prefeitura de Maceió já acionou a Defesa Civil Nacional e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad). 

LEIA TAMBÉM

O engenheiro de minas, Paulo Cabral, explicou as possíveis causas do tremor de terra em entrevista ao jornalista Oscar de Melo, na Rádio Pajuçara FM Maceió. Segundo o especialista, entre as causas prováveis estão falhas geológicas de pequeno porte ou acomodação de grandes volumes de terra. 

Cabral acredita que, apesar do susto e das rachaduras nas residências, o abalo sentido pelos moradores de  bairros como Pinheiro e Bebedouro deve ter sido de pequena magnitude.

"Se formos verificar um tremor desse, não seria nem classificado na escala Richter [que mede intensidade de abalos sísmicos]. Foram acomodações [de terra], e podem ser também devido a algumas falhas geológicas, imperceptíveis até no mapa", explicou. 

O especialista falou ainda que infiltrações provocadas pela chuva também podem ter colaborado para o fenômeno. Vale lembrar que este sábado amanheceu com chuva forte na Capital, com volume de água  seis vezes maior do que o esperado, segundo a Defesa Civil da capital. "Está chovendo desde dezembro de forma mais intensa, com eventos de deslizamentos e desmoronamentos de terra e muitas vezes trazem residências", ressaltou Cabral. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara