Assessoria FAF
O árbitro assistente Esdras Mariano de Lima e o ex-árbitro e vice-presidente da Comissão de Arbitragem da FAF, George Alves Feitosa, embarcam na manhã do último sábado (06) para a cidade de Águas de Lindóia, em São Paulo, para participar da IV Capacitação para Árbitros Assistentes de Vídeo, Operadores e Instrutores, promovida pela CBF.
LEIA TAMBÉM
Eles serão os primeiros representantes da arbitragem alagoana a estarem habilitados para trabalhar com o Árbitro de Vídeo (VAR) no Campeonato Brasileiro da Série A deste ano.
Esdras Mariano é árbitro assistente CBF do quadro da Federação Alagoana de Futebol. Mariano participará da capacitação para Árbitros Assistentes de Vídeo (AVAR), podendo conhecer a mecânica do uso da nova tecnologia que promete auxiliar a arbitragem brasileira durante o campeonato.
Diferente dele, George Alves Feitosa, da Comissão de Arbitragem conhecerá o sistema de funcionamento e protocolo determinado pelo IFAB (International Football Association Board) para uso do VAR no Brasil. As aulas englobam atividades com vídeos e slides em sala de aula, e a parte prática com o uso da ferramenta.
Os trabalhos da IV Capacitação para Árbitros e Assistentes de Vídeo, Operadores e Instrutores serão conduzidos por instrutores da própria Comissão de Arbitragem da CBF e por instrutores FIFA nacionais e internacionais.
O Árbitro de Vídeo (VAR) já é uma realidade no futebol brasileiro. Presente na Copa do Brasil e nas fases decisivas dos campeonatos estaduais, o VAR estará presente nos 380 jogos do Campeonato Brasileiro da Série A deste ano. A proposta da CBF para que as partidas tenham o árbitro de vídeo foi aprovada, por unanimidade, pelos 20 clubes da primeira divisão durante o conselho técnico realizado em fevereiro.
LEIA MAIS