TNH1
Algumas escolas de Maceió decidiram promover, nesta quinta-feira (20), uma corrente de ações educativas para prevenção e combate da violência no ambiente escolar. As ações foram divulgadas pelas instituições de ensino após perfis criminosos anunciarem, em redes sociais, que esta quinta-feira será o “dia D” de violência nas escolas de todo o Brasil — fazendo alusão a possíveis ataques.
LEIA TAMBÉM
Denominada como "Corrente do bem", a iniciativa divulgada pelas escolas pretende conscientizar sobre práticas de empatia e de respeito entre alunos e professores. Em mensagens encaminhadas aos familiares dos alunos, alguns colégios solicitaram que os estudantes se vistam de branco e que compartilhem mensagens de paz.
"Em meio a esse tempo delicado que estamos vivendo de violência nas escolas, amanhã, quinta-feira (20/4), promoveremos juntamente com a comunidade escolar uma corrente do bem, com ações práticas de amor ao próximo, respeito, empatia, compaixão e gratidão. Precisamos mudar o foco para um movimento positivo e construtivo. Vamos disseminar o bem… espalhar o amor e dizer não à violência. Cada criança irá confeccionar na escola e compartilhar um cartão, um gesto, uma frase, uma palavra de carinho e gratidão com os colegas e colaboradores. Nesse dia (20/4) sua criança deverá vir com camisa/blusa branca e short jeans. Embarque nessa ideia e juntos vamos contribuir para um mundo mais amoroso, empático e respeitoso!", divulgou a Escola São Rafhael
Já o espaço de desenvolvimento Jean Piaget disse, em carta escrita pela direção do colégio (veja abaixo), que o intuito da iniciativa é de garantir um dia de aprendizado agradável, dinâmico, feliz e seguro. "Acreditamos que o espaço escolar deve ser um espaço de promoção da cultura de paz! Para isso, estabelecemos que amanhã (20/04/2023) iremos funcionar normalmente. Pedimos aos alunos que venham de roupa branca, pois aqui nós garantimos um dia de aprendizado agradável, dinâmico, feliz e seguro, como sempre acontece!", divulgou o colégio.
Segurança Pública reforça policiamento nas escolas - Em entrevista à imprensa, nesta quarta-feira (19), o gestor da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Flávio Saraiva, deu detalhes sobre uma operação de reforço ao policiamento nas escolas, parte de um trabalho integrado de prevenção à violência, e ressaltou que "não há nenhum registro sequer de ataques a escolas do estado". "A prevenção sempre foi o forte da segurança. Não temos onda de violência, mas sim a propagação dessas ameaças nas redes sociais", frisou o secretário.
Neste dia 20 de abril, data em que perfis criminosos anunciaram um “dia D” de violência nas escolas de todo o Brasil, a Secretaria de Segurança Pública anunciou que vai deflagrar uma operação para ampliar a presença da polícia em unidades de ensino de Alagoas. O trabalho, no entanto, foi iniciado antes, como explica o delegado Sidney Tenório, da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic). "Durante o feriadão de Páscoa, no âmbito da polícia judiciária, surgiu a recomendação de não dar ênfase às ameaças e sim ao trabalho de prevenção", disse o delegado.
De acordo com Sidney Tenório, Alagoas chegou a ter 15 perfis em redes sociais investigados por dia. "Todos os perfis são monitorados pelo Ministério da Justiça. No total, 20 adolescentes e um adulto foram autuados e 25 dispositivos eletrônicos apreendidos. Todos foram surpreendidos pela polícia em casa. O que muitos veem como brincadeira, a gente enxerga como ameaça e até terrorismo”, afirmou Tenório, acrescentando que o trabalho da polícia alagoana foi pautado pela antecipação. “A gente tentou coibir de forma rápida e os estudantes entenderam o recado. Esta semana, por exemplo, só tivemos a criação de três perfis”, pontuou.
LEIA MAIS