Redação
Na próxima quinta-feira (15), acontecerá o Encontro de Socialização dos Resultados da Gestão Municipal de Educação de Maceió (2013-2016), no Hotel Jatiúca, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento é uma prestação de contas dos quatro anos de gestão, além da apresentação dos projetos executados pelo órgão, e a entrega de premiação para as escolas da Rede que alcançaram os melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2015.
LEIA TAMBÉM
No total 13 escolas serão premiadas na solenidade. Essas unidades de ensino alcançaram, em 2015, médias entre 5,0 e 5,8 pontos no Ideb. De acordo com Ritta Vasconcelos, diretora do Departamento de Ensino Fundamental (DEF) da Semed, o Ideb é o indicador oficial que a Secretaria utiliza para fazer o acompanhamento da melhoria da qualidade no ensino e aprendizagem nas escolas da Rede Municipal. Vinte e quatro escolas elevaram seu resultado no último índice.
“Em 2015, a média geral de Maceió foi 4,4 pontos, enquanto a meta do Ideb era de 4,5 pontos. Desde 2013, podemos perceber que o gráfico do Ideb tem subido de forma linear. Entre 2009 e 2011 o Índice estava estagnado em 3,8 pontos e subiu para 4,1 em 2013 e para 4,4 em 2015. Esses números indicam que está havendo uma real melhoria na proficiência dos nossos alunos, claro que quando se fala em educação as melhorias acontecem a médio e longo prazo, e por isso desenvolvemos várias ações ao longo da gestão, o que resultou nesses resultados na qualidade educacional”, ressaltou Ritta.
A Semed, por meio do Departamento de Ensino Fundamental, tem trabalhado para que todas as escolas da Rede possam alcançar resultados cada vez melhores. As formações continuadas em parceria com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), além da metodologia de aplicação de avaliações internas, realização de simulados e planejamento elaborados com base nesses resultados, direcionados principalmente para as escolas que tem baixo rendimento, são algumas das ações realizadas para melhorar o desempenho dos alunos.
A diretora do DEF cita outros programas que têm influenciado para a melhoria dos resultados. “Além das formações continuadas para os professores, temos premiado os alunos como forma de estímulo à participação nos simulados e outros programas como o Se liga e o Acelera, que trabalham em busca da recuperação de alunos com distorção de idade/ano, quando mais de 1200 alunos retomaram o seu curso normal, e o Programa Mente Inovadora, que trabalha no desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes e ajuda na concentração e nas estratégias de resolução de problemas. O Palavra Cantada desenvolve a contação de histórias e a musicalidade dentro das escolas, além do trabalho com a interdisciplinaridade que busca demonstrar que o conhecimento não é fragmentado e que cada área complementa a outra. Acredito que todas essas ações estratégicas estão favorecendo para que alcancemos resultados cada vez melhores”, finalizou Ritta.
LEIA MAIS