Erros no Paisagismo: o que podemos aprender com os casos dos ex-BBBs Elieser e Viih Tube

Publicado em 04/07/2024, às 10h46 - Atualizado às 10h51

Luan Paz

Essa semana, o ex-BBB Elieser, conhecido por sua participação em um dos reality shows mais populares do Brasil, chamou a atenção para os erros cometidos no projeto de paisagismo de sua nova residência, e o que era para ser um refúgio verde se tornou um exemplo de como algumas decisões equivocadas podem comprometer a harmonia e funcionalidade de um jardim.

LEIA TAMBÉM

O ex-BBB teve que refazer o projeto paisagístico de sua nova casa, pois estava perdendo o jardim, de acordo com seus stories no Instagram, pois fora “todo plantado em cima de pedras/argila em um solo que não foi preparado, que não tinha drenagem então a água não escoava. A gente mal mudou e já estava perdendo o jardim. Então tive que refazer para fazer drenagem no solo. Para vocês verem como estava embaixo, só pedra”. Explicou Elieser nas redes sociais.

Mas você sabe quais são os principais erros cometidos no projeto e sua execução? Para nos ajudar a entender um pouco mais eu fui procurar o Eng. Agron. Caio Ferreira, sócio da Green Heaven, os erros mais comuns são: a escolha inadequada de espécies, falta de espaço para o desenvolvimento das plantas, projeto de irrigação deficiente e inadequado, além da negligência na manutenção, para isso, o ideal é escolher corretamente o paisagista, pois ele te ajudará a evitar muita dor de cabeça com seu jardim, no caso dos ex-BBBs foram preparo de solo inadequado, mau planejamento e preparo das áreas de drenagem.

As espécies devem ser escolhidas de acordo com o tipo de ambiente e clima às quais estão acostumadas, bem como é necessário separar quanto à exigência de água, evite colocar plantas que precisam de pouca irrigação daquelas que são regadas diariamente.

Na linha da irrigação, ela deve ser eficiente e atender às exigência das plantas, quando não temos muito tempo disponível, o ideal é utilizar xerófitas, pois são bem adaptadas a condições de pouca água, mas você também pode utilizar um sistema de irrigação automatizado, então tudo depende da proposta a ser utilizada, acrescenta Caio.

Algumas plantas são mais exigentes de espaços mais amplos para o seu desenvolvimento, então planeje o layout do jardim considerando o tamanho adulto das plantas, quanto à manutenção, ela é essencial para que o jardim se desenvolva, então crie um cronograma e utilize os serviços de profissionais especializados.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Conhecendo o lúpulo, a planta que dá sabor a cerveja Conheça a celósia, espécie ornamental muito utilizada em arranjos Conheça tudo sobre o hibisco, do seu jardim para sua mesa Como as orquídeas Catasetum garantem sua polinização