Agência Alagoas
Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados para realizar um atendimento obstétrico domiciliar no bairro de Ouro Preto, em Maceió. Ao chegar ao local, a equipe se deparou com Laís já fora da barriga, mas, sem a retirada da placenta, o que estava causando fortes dores à mãe.
LEIA TAMBÉM
O enfermeiro do Samu, Ícaro Sampaio Omena, relatou que ao chegar no local, a mãe se encontrava ao chão. “Colocamos a mãe e a bebê na ambulância, a mãe ainda se queixando de dor, por causa da placenta, realizamos massagem abdominal para estimular a saída da placenta, e, após esse estímulo a placenta foi expelida com sucesso e a mãe se sentiu melhor”, destacou.
O médico socorrista do Samu, Whaston Araújo, relata que a mãe, Luana Oliveira da Silva, de 21 anos, já com a idade gestacional de 40 semanas, sentiu fortes contrações, sem tempo hábil para que sua família a levasse para a maternidade. “Mãe e bebê estão muito bem. A recém-nascida estava em bom estado geral, sem desconforto respiratório e com boa vitalidade”, disse.
Foi a gerente da Unidade Básica de Saúde (UBS) local, Adriana de Barros Lima Barbosa, quem ligou para o Samu relatando que a jovem estava em trabalho de parto. “Imediatamente chamei uma equipe de enfermagem e fomos até a casa para o atendimento e o encaminhamento da jovem para a maternidade, mas não deu tempo”, explicou a gerente.
A enfermeira do Posto de Saúde, Janiele Barbosa, informou que quando chegou na casa da parturiente, a mãe estava no banheiro, com muita contração e foi levada para deitar no chão a pedido dela. A equipe do Samu chegou rápido, avaliou a parturiente, fez os procedimentos necessários para concluir o parto, depois avaliou a bebê e em seguida as encaminhou na ambulância para o Hospital da Mulher Drª Nise da Silveira.
“Nossos profissionais estão aptos para realizar qualquer tipo de atendimento de emergência e um deles é o parto domiciliar em que pode haver risco de morte tanto para a mãe como para o feto”, destacou a coordenara geral do Samu Maceió, Beatriz Santana.
Serviço Neonatal - O Samu de Alagoas é considerado o pioneiro na criação do Serviço Neonatal no país. Das cinco Unidades de Suporte Avançado (USA – UTI móvel), uma delas é exclusiva para atender recém-nascidos. Além disso, possui médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas habilitados para atender partos. O Samu também dispõe de neonatologistas para atender recém-nascidos que precisam de cuidados especializados.
LEIA MAIS