Redação
A equipe Robocamb, da Escola Sesi Cambona, conquistou para o Brasil o prêmio Champions Awards, da Open Asia Pacific Open Championship First Lego, uma das maiores competições mundiais de robótica, disputada em Sidney, na Austrália, com 900 participantes representando participação 45 países.
LEIA TAMBÉM
O Champions Awards, conquistado pelos alagoanos, tem participação dos melhores times de robótica do mundo, o que consolida o sucesso da Robocamb, vencedora em todos os critérios de avaliação.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, José Carlos Lyra de Andrade, comentou a conquista do grupo alagoano:
“Todos do Sesi estão de parabéns por esta relevante conquista para Alagoas e para o Brasil. Nossos alunos mostram que seguimos no caminho certo ao apostar na Educação como um dos pilares do desenvolvimento das pessoas e do nosso Estado. As escolas Sesi entregam para a sociedade jovens com habilidades fundamentais para construir um futuro brilhante”.
Esta é a 10ª participação do Sesi Alagoas em competições internacionais de robótica, presenciais e remotas, em vários países.
Inovação
Além do robô, os estudantes precisam desenvolver um projeto científico conforme o tema da temporada. Como o tema da temporada é “Arte” e o hobby em comum da equipe é a pintura, após algumas pesquisas eles descobriram que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo sofrem com tremores nas mãos, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Para solucionar esse problema, a Robocamb desenvolveu o ESTABILIZE, um estabilizador para pincéis que utiliza um sistema de contrapeso. Ele se diferencia das demais soluções por possuir uma estrutura com peso adaptável para diferentes graus de tremores de ação. A ferramenta é especialmente projetada para proporcionar um momento de pintura prazeroso e inclusivo para pessoas que enfrentam esses tremores.
LEIA MAIS
"Teimosia de Lula aumenta dificuldades na política e na economia" É hoje a premiação dos melhores do mercado imobiliário Caso Braskem segue cercado de mistérios e incertezas Tribunal Regional do Trabalho sob nova direção a partir de hoje