TNH1 com Ascom Equatorial
A Equatorial Energia Alagoas, empresa responsável pela distribuição de energia em todo o estado de Alagoas, divulgou na tarde desta quarta-feira, 27, um balanço dos registros de acidentes protocolados no ano de 2021.
LEIA TAMBÉM
De acordo com a Equatorial, foram registradas 2.051 ocorrências de acidentes — provocadas por condutores de veículos automotivos— que colidiram contra postes da empresa. Já de janeiro a março deste ano de 2022, foram registrados 529 acidentes com postes.
A empresa relatou que, além dos danos causados ao veículo e ao condutor, em quase todos os casos, uma das principais consequências é a falta de energia elétrica no local do acidente. “A depender da gravidade da colisão, pode afetar também o abastecimento de bairros inteiros até que seja finalizado o serviço de reparo dos componentes ou a troca do poste que pode levar, em média, de três a quatro horas, a depender da situação, o que também acarreta a interdição de vias públicas, gerando transtornos no trânsito”, disseram.
Ainda segundo a empresa, outro ponto que também de ser levado em consideração aos impactos de ocorrências desta natureza, está relacionado às penalidades que são impostas à empresa pelo período em que o sistema ficou indisponível.
A Distribuidora explicou que, em média, a substituição de um poste custa R$ 3 mil, mas pode chegar a R$ 44 mil ou até valores ainda maiores. "O custo varia de acordo com as condições da estrutura atingida: qual o tipo de poste, o que está instalado nele e qual a carga (energia) interrompida na área afetada. Quando é possível realizar a identificação do condutor ou do proprietário do veículo, ele é responsabilizado para arcar com os danos causados ao patrimônio da concessionária", explicaram.
A Equatorial Energia Alagoas também reforçou aos clientes que é fundamental que todas as ocorrências envolvendo a rede elétrica sejam registradas imediatamente na Central de Atendimento da empresa, através do telefone 0800 082 0196, para que uma equipe técnica possa ir até o local e, posteriormente, realizar os serviços necessários de recomposição da estrutura, restabelecendo assim o fornecimento de energia.
LEIA MAIS